Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Saneamento básico garantido pelo PAC

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Santa Maria vai implementar obras de drenagem, canalização de esgoto pluvial e pavimentação. O PAC deve investir R$ 138,6 milhões na cidade, principalmente em obras de habitação e saneamento básico para atender as famílias residentes em áreas de risco.

O programa vai atuar nos setores de regularização fundiária, pavimentação primária e asfáltica, arborização, micro e macro-drenagem, esgoto cloacal, além do trabalho social para as famílias, em parceria com as associações comunitárias. Segundo o médico infectologista Francisco Almeida, "a maioria das internações nos hospitais públicos são decorrente de doenças provocadas por água contaminada . Isso se deve a má qualidade nas habitações e o sistema de controle do saneamento básico no país."

É o caso do bairro Nova Santa Marta. Está em construção uma rede de esgoto cloacal para o escoamento da água de tanques de roupas, pias de cozinha, com a de banheiros e descargas sanitárias. A moradora Cleria Duarte Nascimento ressalta “espero que a nossa situação se resolva. A comunidade esperou por muitos anos esta ajuda”.

REGIÕES BENEFICIADAS COM A AMPLIAÇÃO DA REDE DE ESGOTOS
Vila Lorenzi – 5 km
Vila Oliveira – 9,8 km
Km 2 – 7,3 km
Lídia e Arco-Íris – 7,1 km
Rigão e Caramelo – 32,8 km
Renascença – 340 metros
Cerro Azul – 2,2 km

Nenhum comentário: