Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de maio de 2008

Pequeno grande vilão

Um mosquito aparentemente indefeso fez um país inteiro entrar em pânico. E para quem pensa que o Aedes aegypti (nome científico para o mosquito transmissor da dengue) é coisa da modernidade, vale a pena voltar no tempo.

Ele chegou à América do Sul através dos navios negreiros vindos da África, ainda no período colonial. Diz a lenda que, como muitos destes navios perdiam parte de sua tripulação por conta da doença, ficavam vagando pelos mares e ganharam o apelido de navios-fantasmas. O Aedes Aegypti é também responsável por transmitir a febre amarela, doença comum no norte do Brasil.

O pequeno mosquito (mede menos de um centímetro) costuma picar nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. Um detalhe interessante é que ele não ataca embaixo do sol forte nem à noite, salvo alguns casos. O indivíduo não percebe que foi picado, pois não há sintomas como coceira ou dor após o contato com o mosquito. Poucos sabem serem as fêmeas do Aedes as responsáveis pela transmissão da dengue. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nela um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus. Ou seja: nem todo mosquito pode ser um transmissor da doença.

SINTOMAS DE VIROSE - O tipo mais comum da dengue apresenta sintomas típicos de uma virose que se iniciam de maneira súbita: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas costas. Logo após esse estágio, começam a surgir pequenas manchas vermelhas pelo corpo. Já o tipo mais temido, a dengue hemorrágica, apresenta os mesmo sintomas, mas após o quinto diada doença a pessoa passa a apresentar sangramento e convulsões. A dengue hemorrágica é a responsável pela maioria das mortes que ocorreram no país.

TESTE DO LAÇO -Ao detectar alguma suspeita de dengue, o melhor a fazer é procurar um posto de saúde. Com a epidemia que assola o Brasil, médicos estão aplicando o teste do laço em qualquer paciente que apresente sintomas da doença. O teste é simples: desenha-se um quadrado de 2 centímetros quadrados no braço do paciente e mede-se a pressão. Após alguns minutos, observa-se o quadrado: se houver mais de 20 pontos vermelhos dentro dele, o diagnóstico de dengue é positivo.

Para saber mais
Por Bianca Zasso

Nenhum comentário: