Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Pesquisa revela interesse dos brasileiros em relação à Ciência e Tecnologia

                                                                
Em 2015, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promoveu a quarta edição da pesquisa: Percepção Pública da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. O estudo fez um levantamento sobre o grau de informação e conhecimento dos brasileiros em relação à Ciência e Tecnologia (C&T).

Já em 1979 foi realizada a primeira enquete sobre percepção pública da C&T nos Estados Unidos. A ação se repetiu ao longo dos anos seguintes no país. No entanto, o Brasil só fez sua primeira enquete em 1987, e duas pesquisas amplas em 2006 e 2010. Na pesquisa realizada em 2015, foi utilizado como base um questionário com 105 perguntas. Foram analisada a percepção dos brasileiros sobre temas relacionados ao C&T, que têm relevância e impacto nacional. 

A enquete foi aplicada em brasileiros com faixa etária inicial de  16 anos ou mais, divididos por gênero, escolaridade e renda declarada, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações foram coletadas em entrevistas realizadas em todas as regiões do Brasil. A caracterização dos entrevistados foi feita por meio do levantamento do perfil sociodemográfico e de avaliação das condições de vida e moradia. Um estudo preliminar baseado em pesquisas anteriores aplicadas no país examinou a formulação das perguntas quanto as escalas de resposta e organização dos dados. 

O interesse dos brasileiros sobre assuntos relacionados ao C&T é bastante elevado, no entanto, o acesso à informação científica e tecnológica é precário, especialmente em camadas sociais de menor escolaridade e renda salarial. Entre as enquetes de 2010 e de 2015, o interesse declarado caiu para a maioria dos assuntos. A TV é o meio mais utilizado para adquirir conhecimento em relação ao C&T. De acordo com a pesquisa, o nível de consumo de informação científica através deste meio e do rádio se manteve estável nos últimos anos, enquanto o acesso à informação científica em jornais, livros e revistas, que já era reduzido em 2010, decaiu ainda mais em 2015.

Os brasileiros  consideram os cientistas como fonte confiável de informação.  Com base em dados pesquisados em 2006, os cientistas  têm o nível mais alto de confiança entre os atores sociais , acima de jornalistas e médicos. 



Nenhum comentário: