Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2016

O interesse do brasileiro por ciência e tecnologia

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizaram a quarta edição da pesquisa: Percepção Pública da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil em 2015. A primeira edição dessa pesquisa no país foi realizada em 1987, seguindo países como Estados Unidos, Índia, China e Japão, que já aplicavam o estudo. 
A pesquisa teve como principal objetivo conhecer o nível de interesse da população por questões relacionadas à ciência e a tecnologia e também como é o acesso delas a esse tipo de informação. 

Esta pesquisa teve como base um questionário com 105 perguntas, com amostra probabilística representativa de toda a população brasileira com 16 anos de idade ou mais. identificadas em subgrupos com semelhanças em relação à idade, escolaridade, renda, etc. 
Os resultados da pesquisa mostraram que a população brasileira em geral se interessa pelos assuntos relacionados à ciência, embora o acesso a elas ainda seja difícil, especialmente para a população com uma renda menor. O principal meio de comunicação elegido pelos entrevistados foi a televisão, mesmo com o crescente interesse pelas redes sociais, a televisão é o principal meio para a busca de informações, ganhando não só da internet, como também de jornais, revistas e rádio. 

Cerca da metade dos brasileiros avalou que os meios de comunicação noticiam de maneira satisfatória as descobertas científicas e tecnológicas, embora 20% achem que essa divulgação é feita de forma parcialmente satisfatória e, em igual proporção, consideram que a informação não é satisfatória, tanto no que se refere ao número de matérias quanto à qualidade do conteúdo divulgado. Entre os principais motivos para considerar a divulgação da mídia insatisfatória, se encontram reclamações referentes ao número de matérias, fontes não confiáveis, tendenciosidade, etc. 

A participação do brasileiro em feiras e olimpíadas de ciências, assim como a visitação à centros culturais e museus aumentou significativamente de 2006 a 2015, embora ainda possa ser considerada baixa em relação à países europeus. 

De uma maneira geral, os brasileiros apoiam e se interessam pelo campo da ciência, avaliando de forma positiva os avanços feitos nesta área no país, se unindo aos outros países ao acreditar que resultados benéficos do desenvolvimento científico e tecnológico são maiores que os malefícios Porém,  a maioria dos brasileiros afirma se preocupar com riscos decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico. Por exemplo, mais da metade dos entrevistados veem a área da ciência e tecnologia como principal responsável por problemas como desmatamento e poluição. 

Comparado os resultados à primeira pesquisa feita, percebemos que o brasileiro se tornou muito mais confiante com os estudos científicos realizados em seu país, deixando para trás a ideia de que o país é atrasado nesse quesito. Eles também reconhecem que o grande fator para que não haja um desenvolvimento maior é a falta de recursos, já que, assim como em muitos países, a área de prioridade é a de medicamentos e tecnologias médicas. 


Nenhum comentário: