Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Maneira simples e sustentável de captação de água

Quando os recursos naturais estão cada vez mais escassos, sua reutilização é fundamental para manter o equilíbrio dos elementos oferecidos pela natureza. Um dos principais debates colocado em pauta é saber até quando vai existir água. Ela não é fonte infinita de abastecimento, e o homem pouco se preocupa em preservá-la. O que se vê são as fontes de abastecimento de água cada vez mais secas. Exemplo disso, são as barragens de São Paulo que vem sofrendo com a grande estiagem.Por outro lado, iniciativas para evitar o
Coletores de água presentes ao redor da casa do 
professor Afrânio. Fotos: Rafael de Bem.
 o desperdício de água, através de sistemas de coleta e reutilização da água da chuva evidenciam uma tendência que deve se consolidar nos próximos anos . Afrânio Almir Righes, pesquisador, professor dos Cursos de Engenharia da UNIFRA desenvolveu, em torno da sua residência, um sistema de coleta de água da chuva.
O professor explica que um dos grandes problemas na atualidade é o fato de que a quantidade de água existente no planeta será sempre o mesmo. “Com o passar dos anos vamos ter um aumento populaciona, a demanda de água será muito maior e o volume de água sempre sendo o mesmo vai haver escassez”, explica Afrânio.
Para o professor a água da chuva não está sendo mantida onde ela deveria ficar. “ A água deve ficar onde ela cair. A água da chuva deve infiltrar e armazenar no solo para depois escoar para as vertentes e alimentar os rios. O que ocorre hoje é que a água da chuva não infiltra no solo. Ela escoa pela superfície e isso causa enxurradas, alagamentos e inundações, o que causa falta de água”, esclarece o professor sobre a origens das enchentes.

Poço artesiano
Segundo Afrânio, baseado em dados e previsões da ONU, no ano de 2025, nós vamos  ter que reduzir em um terço o consumo de água. “Se vamos precisar reduzir o nosso consumo em um terço, é evidente que precisamos utilizar o reaproveitamento da água e não deixar a água da chuva ir embora”, salienta o professor que baseado em seus dados começou a utilizar o seus sistema de coleta para que a água não fosse desperdiçada.  
Para Afrânio um dos fatores que colaboram para o desperdício de água é causado pelo preço da mesma que é barato. “ O custo da água em Santa Maria e no Brasil ainda é muito barato. Com o tempo esse custo vai aumentando e você precisa reduzir custos. E uma das formas de reduzir custos é reduzindo o desperdício da água da chuva que é grátis”, esclarece o professor.

Caixa D'água que faz a distribuição para a  casa
Um sistema de baixo custo


Ao construir sua casa em 1980, Âfranio já possuía no projeto e na planta de construção da sua casa o modelo sistêmico de coleta e armazenamento da chuva. Em torno da sua casa são encontrados coletores e diversos ralos que coletam a água da chuva, e direcionam para tubulações e canos que enviam direto para o poço artesiano.

Do poço a água passa para um grande reservatório que é oxigenado por uma espécie de bomba que garante a potabilidade da mesma. Do reservatório, ela chega a uma grande caixa d'água encontrada nos fundos do seu quintal que distribui para a sua casa. Além disso, o restante de água armazenada vai para seu açude  que contém peixes e patos. A água do açude e reservatório serve para irrigar suas plantações de legumes e hortaliças e seu pomar.


Sobre o custo da instalação do sistema de coleta e reutilização de água da chuva, Afrânio conta que é muito barato e acessível. “O reservatório de quinze mil litros custa em torno de três mil reais. As tubulações e os coletores são baratos, então é um sistema bem acessível para a grande maioria das pessoas que desejam ter um em sua casa.”, garante o pesquisador.

São poucas as pessoas que são cientes que de a água não é fonte finita e renovável. Algumas utilizam a água para realizar tarefas cotidianas como é o caso da Elizabeth de Magalhães Soares , 59 anos, revendedora de cosméticos. “Sim, reutilizo a água da máquina de lava, para lavar a área,carro, dar banho nos cachorros mas sobre coletar e armazenar a água da chuva nunca experimentei”, conta.

 Segundo os dados apontados por Righes, a população no Brasil terá apenas mais 9 anos de uso e abuso da água. Em 2025 reduzir em um terço e mais um pouco, e a água existente não vai ser suficiente para tomar um banho diário. Com o aumento populacional cada vez mais crescente e a demanda de água cada vez maior é inevitável  que o esgotamento de água no planeta vai ocorrer. O mundo vai passar a viver tempos cinzas e nebulosos, como se estivesse prestes a chover, mas não haverá chuvas e sim muita escassez. 

Açude que armazena água da chuva na casa do professor Afrânio Righes


Os vídeos da reportagem podem ser assistidos abaixo:

Sistema coletor de água da chuva 




Professor Afrânio alimentando os peixes no seu açude 


Açude na casa do Professor Afrânio Righes 




Por Gilson Stefenon e Rafael de Bem.

Nenhum comentário: