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quarta-feira, 26 de agosto de 2015

“Multiletramentos” e a compreensão da importância de fazer ciência

 Na noite da última terça-feira, 25 de agosto, ocorreu a abertura do XV Seminário Internacional de Letras (InLetras), no Salão de Atos do Conjunto III no Centro Universitário Franciscano. A 15ª edição do seminário propõe uma programação variada com oficinas, palestras e conferências. O tema discutido nesse ano aborda múltiplas linguagens e letramentos. Diferentes professores de Santa Maria e de fora participarão do evento durante todo o dia ao longo da semana, até a próxima sexta-feira, 28 de agosto.     
Angela Paiva Dionísio da UFPE.
Foto: Júlia Trombini. Lab. Fotografia e Memória
 A mesa temática da noite dessa terça “Multiletramentos” foi mediada pela professora Profª. Drª. Angela Paiva Dionísio, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e composta por três pessoas. Prof.ª Drª. Désirée Motta-Roth, Prof.ª Drª. Graciela Rabuske Hendges e Prof.ª Drª. Luciane Kirchhof Ticks, ambas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Discussões importantes foram levantadas pelas integrantes da mesa, como por exemplo, a importância do envolvimento com o academicismo e com a produção de material científico para as próximas gerações. Segundo a professora Désirée Motta-Roth  é fundamental que se faça ciência e que se tenha essa implicação com a pesquisa e produção científica, dentro na área do curso de letras e em todas as outras.
 A professora da UFSM Luciane Ticks enfatizou a produção acadêmica como uma necessidade para as próximas gerações. O envolvimento da atual geração com a produção científica e com pesquisas e reflexões será de enorme riqueza, para os que buscam de informações autênticas, que foram investigadas e analisadas por uma pessoa ou até mesmo por um grupo de pesquisa. 
 A questão da linguagem de das novas mídias também foi levantada durante a mesa temática. A professora Graciela Hendges ressalta que as novas tecnologias digitais foram capazes de mudar a maneira como livros e materiais didáticos, por exemplo. A força da imagem e de outros elementos semiológicos como vídeos, ilustrações e outras ferramentas, tem sido cada vez mais aliadas ao texto.  Para exemplificar essa questão, a pesquisadora exibiu três exemplos distintos de livros didáticos utilizados para compreender o corpo humano. Os livros tinham diferenças de décadas e era perceptível a invasão de imagens, ilustrações elaboradas e até mesmo com imagens reais da anatomia humana. Para Graciela é importante que nos adaptemos a essas formas de produzir textos científicos assim como outros gêneros textuais, já que as gerações atuais estão cada vez mais conectadas às mídias digitais.   

Por Julia Machado                                                                                                         


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