Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Alunos multiletrados

No aniversário de 60 anos do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria,RS, a professora doutora Roxane Rojo  falou para alunos e professores que lotaram o  Salão de Atos do Conjunto 3, durante a conferência de abertura do XV Seminário Internacional em Letras. Roxane  Rojo é professora doutora e livre-docente do departamento de Linguística aplicada da Unicamp, e discutiu sobre um tema muito importante para o futuro dos estudantes - o Novo Multiletramentos nas escolas.
Sobre o conceito de Multiletramentos ela define ser o envolvimento das novas tecnologias da comunicação e de informação que mexe com a cultura de referência do aluno. Para ajudar o estudante é preciso que os professores  trabalhem essa perspectiva nas escolas, desenvolvendo as mídias e as linguagens por eles conhecidas, tornando as aula “chatas” cada vez mais divertidas e fáceis de serem compreendidas.
Rojo afirma que as demandas da nova vida cultural, impõem a professores e alunos uma nova visão de como o caminho do ensino esta mudando com o passar dos anos. Com toda essas diferenças de cultura, que cada aluno, cada escola e  cada localidade traz para dentro de aula, é mesmo difícil não imaginar uma reformulação no método de ensino que  os professores vão interagir com os alunos.
 A professora Najara Ferrari Pinheiro, coordenadora do curso de Letras da Unifra e do XV InLetras 2015, que abriu o ciclo de palestras agradecendo a presença de vários professores que vão participar do evento este ano, afirmou que em agosto de 2017 já esta marcado a XVI edição do Inletras .

Por Jean Pimentel

Nenhum comentário: