Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de junho de 2015

O imaginário do espaço no fotojornalismo online

A fotografia tem o poder simbólico de retratar uma mesma realidade sobre perspectivas diferentes e, assim, podendo revelar os anseios do fotógrafo em contar determinada história.  Com os adventos tecnológicos, a fotografia se tornou ainda mais presente no cotidiano social tanto no registro quanto no consumo de imagens.

Em artigo publicado na edição de junho de 2015 - da Revista Galáxia (PUC-SP) - as autoras  Ana Taís Martins Barros e Anelise Angeli De Carli, analisaram como o imaginário das marcas territoriais emerge no fotojornalismo quando as redes de comunicação expandem os espaços nacionais para além de seus limites geográficos.


Foram escolhidos os jornais mais populares a fim de observar o comportamento do imaginário do espaço e do território no Oriente e no Ocidente, sendo selecionados os seis continentes tradicionais. As fotografias foram destaque dos jornais na mesma data, 27 de dezembro de 2013. Para embasar a análise das imagens, as autoras utilizaram as noções de imaginário do pensador francês Joël Thomas e da simbologia da imagem de Gilbert Durand.


São feitas as leituras das capas das edições online dos jornais para explicitar a noção do imaginário dos leitores de cada país. As fotos foram escolhidas aleatoriamente, no momento em que foram abertos os sites, para ressaltar o caráter randômico do leitor. Foram elencados os seguintes jornais: Al-Ahram (Egito); The New York Times (Estados Unidos); O Globo (Brasil); The People’s Daily (Pequim); The Guardian (Reino Unidoe The Sydney Morning Herald (Austrália).


De acordo com a pesquisa, vivemos em uma era imagética, onde a quantidade de imagens produzidas é imensa, devido aos dispositivos que facilitaram o processo de divulgação. A subjetividade das fotografias usadas gera uma noção de ligação territorial em cada jornal em que são utilizadas.


Após análise dos elementos de composição e conteúdo de cada fotografia, as autoras evidenciaram a falta de eficácia simbólica. O fotojornalismo acaba por ser enfraquecido pelo volume de fotografias que circulam na rede. É notada a falta de potencial de sensibilização em retratar o assunto.


“As diferenças entre as várias partes do mundo parecem pasteurizadas, mas não por iniciativa das culturas locais, preocupadas em construir uma identidade própria, que supere localismos e que fale de uma unidade nacional ou mesmo continental, e sim por efeito de dispositivos jornalísticos, como o critério de noticiabilidade e o valor-notícia”.  


Renan Mattos 



Nenhum comentário: