Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de março de 2015

Uma pequena visão sobre o Blog Tubo de Ensaios


Conforme Kouper (2010), o blog de ciência é visto como uma poderosa ferramenta e pode se tornar um novo modelo de jornalismo científico assim como facilitar conversas sobre ciência.
Na análise do blog Tubo de Ensaios, pode-se constatar que o veículo intenciona fazer o leitor entender o processo, de modo que busca relacionar a ciência ao cotidiano dos visitantes, tornando mais fácil a compreensão.
É a divulgação de experimentos que podem ser realizados em casa. Nas publicações, percebe-se também o objetivo de simplificar termos científicos, como por exemplo: “Para o teste de germinação em terra, escolhi duas espécies de plantas que resistem bem ao calor e tem um tempo de germinação relativamente diferente entre si: Eruca sativa (Rúcula) e Cichorium endívia (Chicória)”; “O que diabos é esse pH? Em resumo, é uma forma de indicar a acidez ou alcalinidade de uma solução aquosa”.
A utilização de imagens ou sons das experiências feitas é algo que atrai o leitor. Os resultados das experiências funcionam como uma estratégia de credibilidade. Os ensaios possuem links que levam o visitante a complementar a informação, fazendo uma leitura não linear.
O blog Tubo de Ensaios é uma forma bem sucedida de vincular novas tecnologias e experimentação no aprendizado de química e ciências. É um diário on line que permite que os usuários registrem diversos conteúdos que ficam disponíveis em ordem cronológica, possui também um espaço para comentários dos leitores, permitindo assim uma construção coletiva do conhecimento. Segundo, Montovani (2005): “Weblog ou simplesmente blog, é um tipo de publicação on line que tem origem no hábito de alguns pioneiros de logar (entrar, conectar ou gravar) à web, fazer anotações, transcrever, comentar os caminhos percorridos pelos espaços virtuais” (MONTOVANI, 2005, p.331).
Para a educação, é uma ferramenta imprescindível. Aproximar os conceitos científicos dos contextos vivenciados pelos alunos facilita o processo de aprendizagem.
Outro fator relevante, levantado por Kouper e evidenciado neste blog (2010) é a pessoalidade das conversações. Kouper (2010) qualifica que os blogueiros alternam explicações e comentários críticos com opiniões pessoais, observações bem-humoradas e sarcásticas. Esta ausência de impessoalidade se manifesta também nas respostas dos leitores, que julgam, e assim como os usuários, postam observações ofensivas e sarcásticas.

Deborah Alves

Nenhum comentário: