Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Morre o cientista político Carlos Nelson Coutinho


Faleceu na manhã desta quinta (20), aos 69 anos, o cientista político e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Nelson Coutinho. Ele sofria de câncer no pulmão.
Livre-docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Coutinho tornou-se reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas no pensamento do filósofo húngaro György Lukács e do italiano Antonio Gramsci. É também autor de elogiada tradução para o português do clássico O Capital, de Karl Marx.
Em nota, o reitor da UFRJ, Carlos Levi, manifestou pesar pela morte do professor, que segundo ele foi um dos nomes de maior destaque na história da universidade. "Gramsciano de referência nacional e internacional, seu trabalho ajudou a formar pesquisadores e pensadores marcados pelo traço crítico essencial para a Universidade e para a mudança social. Como reitor, tive o prazer de conferir-lhe, recentemente, o título de Professor Emérito da UFRJ, numa cerimônia onde se via nos olhos de alunos, professores, funcionários, políticos e amigos o carinho e respeito que tinham por esse grande pensador", disse Levi.
"Fui formada por ele, toda uma geração de pesquisadores da área de Serviço Social, que hoje são reconhecidos, foi formada por Carlos Nelson Coutinho. Ele extrapolava o serviço social, era nosso Gramsci brasileiro e foi um dos pioneiros na divulgação da obra de Lukács no Brasil, a partir dos anos 60", declarou a professora Mavi Pacheco Rodrigues, diretora da Escola de Serviço Social da UFRJ.
Carlos Nelson Coutinho publicou livros fundamentais para os estudos de teoria política no País, como Gramsci, um Estudo sobre seu Pensamento Político e A Democracia como Valor Universal, entre outros. Foi diretor-geral da Editora UFRJ entre 2003 e 2011 e, em junho deste ano, recebeu o título de Professor Emérito, por sua contribuição à universidade.
Nascido em Itabuna (BA), em 28 de julho de 1943, o professor deixa mulher e uma filha.

(Por Ascom da UFRJ)





Nenhum comentário: