Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Para além de um discurso de rei

A popularização do conhecimento acerca um tema pouco discutido e a diminuição do preconceito através das telas do cinema. Foi desta forma, que a gagueira foi abordada no filme O Discurso do Rei, grande vencedor do Oscar 2011.
A gagueira é pois, uma patologia da linguagem oral, por isso indicada como uma patologia da fala. Consiste na interrupção da fluência verbal caracterizada por repetições, bloqueios ou prolongamentos, audíveis ou não, de sons e sílabas. Pode, ser acompanhada por outros movimentos e por emoções de natureza negativa, como medo, embaraço ou irritação. As causas não são definidas. Estudos mostram que se trata de uma provável disfunção de áreas do cérebro relacionadas à temporalização da fala. O que se conhece é que a hereditariedade é a causa marcante no quadro.

Professora e fonoaudióloga do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico da UFSM, Márcia Keske Soares chama a atenção para a importância de buscar ajuda profissional assim que for diagnosticada a disfluência.
A gagueira não tem cura e quanto mais precoce o atendimento, melhores serão os resultados. No entanto, a eficácia do tratamento irá depender do período de inicio dos atendimentos, quadro clínico apresentado pelo paciente e demais fatores associados: socioculturais, ambientais e emocionais.

Ela explica também o quão comum é o fato de pacientes adultos negarem a busca ao atendimento. Em geral os pacientes são as crianças,  naquela fase de vida em que ainda não passaram por constrangimentos, e são levadas pelos pais.
Há uma certa dificuldade da população em conhecer a patologia e como tratá-la. A vergonha, às vezes, surge por parte dos familiares e amigos, já que a fala do gago gera ansiedade ao ouvinte - o que para quem possui disfluência acaba por gerar insegurança e o sentimento de vergonha.

O tratamento em geral baseia-se no trabalho com os sintomas (repetições, alongamentos) alam da orientação dos que convivem com as pessoas que gaguejam. Alguns casos demandam tratamento psicológico, pelas questões emocionais envolvidas. Por esta razão, a gagueira não deve ser tratada somente com atendimento psicológico, assim como muitas vezes, o atendimento fonoaudiológico sem o psicológico não atinge o rendimento necessário.

Segundo Márcia, um novo aparelho, o qual contribui com benefícios para o tratamento da gagueira está sendo pesquisado, é o SpeechEasy . O equipamento é comercializado nos EUA e já chegou ao Brasil, porém, é pouco divulgado e sua utilização esbarra no preço inacessível para a população em geral.

No último dia 22 de outubro, foi comemorado o Dia Internacional de Atenção à Gagueira . Neste ano, o tema foi: "Gagueira: histórias que mobilizam junto da campanha": "Gagueira não tem graça. Tem tratamento". A campanha foi elogiada pela fonoaudióloga Márcia ao esclarecer: “é excelente a campanha para mobilizar a população sobre a patologia, auxiliando sempre e para se ter o esclarecimento necessário, para conhecer, conviver e tratar aqueles que gaguejam”.

Mais uma vez fazendo menção ao filme O Discurso do Rei, uma contribuição é sugerida na trama. Ao contrário do que é mostrado com muita freqüência quando a gagueira é apontada como falha de caráter ou motivo de riso, o filme sugere que ao deixar de gaguejar, se consegue grandes coisas, mas se pode conquistar grandes coisas mesmo tendo gagueira.

Por Pâmela  Rubin Matge

Nenhum comentário: