Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Apicultura: as operárias santa-marienses estão em alta

Como diria Vinícius de Moraes, “A abelha-mestra e as abelhinhas estão todas prontinhas para ir para a festa, num zune-que-zune, lá vão pro jardim. Venham ver como dão mel, as abelhas do céu".
O poeta estava certo. Ao menos com relação a Santa Maria. 
As operárias da cidade trabalham muito. Tanto que, de acordo com o IBGE, em 2003, o município estava na 13ª colocação do Estado como maior produtora de mel. A expectativa dos apicultores é de que já se tenha subido mais no ranking, devido ao aumento da produção.
O presidente da Associação de Apicultores de Santa Maria (APISMAR), Silvio Lengler, relata que há oito anos eram produzidas 63 toneladas de mel. “Na atualidade, só a APISMAR tem 3.100 colmeias, considerando a média de produção de 25 quilos, isso nos dá aproximadamente 78 toneladas”, diz ele.
No entanto, Santa Maria não fica com todo esse mel. Afinal, a produção da APISMAR é regional. “Mais ou menos 80% é comercializado aqui. Nós temos sócios de são Francisco de Assis, Itaqui e Júlio de Castilhos. Aproximadamente 20% desse mel retorna para o seu local de origem e é comercializado lá, ou em Porto Alegre, pois o nosso mel tem o Selo de Inspeção Federal”, afirma o presidente.
Silvio Lengler conta que Santa Maria é autossuficiente na produção do mel, e que o projeto SOS Abelhas vem a colaborar com esse trabalho. “De setembro de 2010 a outubro de 2011 retiramos 300 caixas-isca espalhadas pelos bairros, árvores e praças da cidade e as instalamos na área rural. Só ali há um incremento na produção na faixa de sete toneladas”, relata.
Lengler comenta que o projeto existe há 26 anos, mas não havia muita divulgação. Atualmente, a APISMAR tem parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria, o que ajuda na compra de materiais de segurança e caixas-isca que são espalhadas pela cidade. “A comunidade sai ganhando, pois as abelhas não agridem ninguém. Elas são capturadas e há um incremento na produção de frutas e cereais”.

O mel e o uso medicinal
As abelhas são as grandes responsáveis pela polinização de árvores e flores. Aqui, o principal pólen usado é o dos pinheiros, árvore nativa do sul do país. Porém, existe uma variedade de pólen que trará diversos tipos de mel: alguns são mais usados como adoçante e outros são mais propícios como medicamento.
Muito se fala do papel medicinal do mel. O alimento eleva a quantidade de antioxidantes, possui substâncias que previnem o envelhecimento precoce e protege os vasos. No entanto, Silvio Lengler afirma que a apiterapia não é só através do mel, mas também da geleia real, do própolis e do pólen.
Nas feiras coloniais o que mais chama a atenção do consumidor em relação ao mel é quanto à pureza. Apesar de Santa Maria estar entre os maiores produtores do alimento no Estado, existe apenas uma pesquisa sendo feita sobre as impurezas do mel, no Departamento de Tecnologia de Alimentos. A novidade da APISMAR é o vinagre de mel, que há pouco é comercializado.

Por Laudia Bolzan

Nenhum comentário: