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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ciência e Midiatização

     Dentro do desafio de se pesquisar o tema ciência e comunicação, há um esforço relativamente recente, compreendido a partir dos processos que condicionam um cientista a desenvolver um movimento que se faz entre o momento da descoberta (ou do achado científico) e o da divulgação dessas descobertas para toda a sociedade (popularização).
     O artigo publicado no intercom 2011 por Jefferson Garrido de Araújo Neto, cujo tema é “A Ação do Cientista na Midiatização da Ciência: A Experiência do IINN-ELS” trata do desafio de se divulgar os resultados de pesquisas e/ou descobertas científicas, e como essas exigirão do cientista, certas habilidades que são inerentes aos profissionais da Comunicação Social.
    O artigo relata as primeiras observações do movimento que vem fazendo o Neurocientista Miguel Nicolelis no processo de midiatização das ações desenvolvidas pelo Instituto Internacional de Neurociências de Natal/RN Edmond e Lily Safra (IINN-ELS).
     Araújo explica a midiatização das práticas sociais citando vários autores como Fausto Neto (midiatização como prática social e prática de sentido), José Braga (mediação e interação societária), Muniz Sodré (bios midiático) e Eliseo Verón (processualidades). Aborda também a questão da midiatização do discurso científico e a relação entre a ciência e mídia, que é vista como um campo estratégico que assume um papel fundamental enquanto nova matriz geradora e organizadora de estratégias de produção de sentidos.
    Como exemplo, Araújo utiliza observações em torno da ação midiática do cientista Miguel Nicolelis e seu papel de ator social e as estratégias desenvolvidas pelo IINN-ELS após sua instalação no Rio Grande do Norte.
    O artigo traz uma contribuição para a descoberta de novos olhares, novos parâmetros teóricos e novas experiências que envolvem comunicação, ciência e ação científica. É uma reflexão de como podemos ampliar o nosso leque de opções para continuar a observar o movimento das ações midiatizadoras do discurso científico em nossa sociedade contemporânea.

 Por Camilla Compagnoni

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