Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

Projeto para o futuro da ciência no Brasil

A Comissão do Fututo terá o “Rio Grande do Norte como palco para o projeto de construção de um parque tecnológico de neurociência, contribuindo para o desenvolvimento nacional”, declara o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloisio Mercadante, em sua visita à Escola Alfredo Monteverde, no bairro da cidade de Esperança, em Natal, conforme informação do jornal Diário de Natal.
Miguel Nicolelis, neurocientista de renome mundial, em conhecimento científico e humano, foi o principal agente de motivação para essa jornada de conhecimento, que terá como primeira ação a reunião de pesquisadores e cientistas que terão incumbência de discutir os rumos da ciência brasileira no longo prazo.
A Comissão assim denominada, se reunirá duas vezes ao ano com pesquisadores internacionais e quatro vezes ao ano com cientistas brasileiros. Sendo a primeira realizada neste mes. Será composta de 21 membros, 7 estrangeiros , 7 pesquisadores brasileiros que atuam no exterior e 7 de cientistas que residem no país. Sendo esta capitaneada pelo próprio Miguel Nicolelis.
Segundo o ministro Mercadante, essa comissão internacional ajudará muito na ciência do Brasil, buscando a interdisciplinariedade com varias áreas de conhecimento para assegurar a pluralidade. "Temos uma comissão internacional de grande respeito, a exemplo do que acontece na Europa e nos Estados Unidos," disse Mercadante.


Ex-ministros da Ciência e tecnologia serão convidados para o diálogo com a comissão, além de entidades científicas do Brasil, como a SBPC, além de instituições ligadas à física, biologia e matemática, com o objetivo de formular um projeto para o futuro da ciência do Brasil.


Comissão do Futuro da Ciência Brasileira
Presidente: Miguel A. L. Nicolelis, Duke University e ELS-IINN; Alan Rudolph, Biólogo, International Neuroscience Foundation, EUA; Alexander Triebnigg, Médico, Presidente da Novartis, Brasil; Conceição Lemes, Jornalista, Brasil; Débora Calheiros, Pesquisadora, EMBRAPA, Brasil; Jon H. Kaas, Neurocientista, Vanderbilt University, US National Academy of Science, EUA; Luiz A. Baccalá, Engenheiro, Escola Politécnica, USP, Brasil; Luiz Belluzzo, Economista, Professor Emérito UNICAMP, Brasil; Mariano Sigman, Neurocientista, Universidade de Buenos Aires, Argentina; Marilena Chauí, Filósofa e Professora, USP, Brasil; Mariluce Moura, Jornalista, FAPESP, Brasil; Mauro Copelli, Físico, UPFE, Brasil; Patrick Aebischer, Neurocientista, Presidente da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça; Ricardo Abramovay, Cientista Político, FEA-USP, Brasil; Robert Bishop, Cientista Computacional, ex-CEO da Silicon Graphics, EUA; Ronald Cicurel, Matemático e Filósofo, Suíça; Selma Jerônimo, Médica-Pesquisadora, UFRN, Brasil; Stevens Rehens, Biólogo, UFRJ, Brasil; Thereza Brino, Educadora em Tecnologia da Informação, Brasil; Victor Nussenzweig, Médico, New York University, Brasil/EUA; William Feiereisen, Cientista Computacional, Intel, EUA .

Fernando Custódio

Nenhum comentário: