Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2011

O Brasil e a Ciência nos dias de hoje, uma questão de cultura.

Miguel Nicolelis é médico e neurocientista formado pela USP (Universidade de São Paulo). Seu nome já esteve dentre os cidadãos mais importantes do mundo, pois foi o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.
Nicolelis se destaca não somente pela relevância de seu trabalho com neurociência, mas também por enfatizar que a ciência deve servir como um fator de transformação social. E nesse caso,
Nicolelis tem respaldo para falar. Em fevereiro de 2007 foi inaugurada a unidade do Instituto Internacional de Neurociências Alfredo J. Monteverde em Natal no Rio Grande do Norte. O local na verdade é uma escola com o objetivo de promover a educação científica como inclusão social; a escola é voltada para crianças do nordeste com baixa condição financeira.
Essa é uma questão que deve ser difundida no Brasil, pois o país tem subsídios, basta investir muito mais na educação e por consequência na pesquisa. À iniciativa pode ser somada com a mídia, que deve investir em jornalistas especializados em reportar a ciência como algo para todos.
A questão é que a situação do Brasil em relação a ciência e pesquisa, ainda é precária. Não deve ser algo distinto da política e das políticas públicas e tão pouco visto como erudito. Se existem oportunidades (prouni, por exemplo) para que não somente os ricos estejam nos bancos universitários (onde a maior parte das pesquisas são fomentadas), deve haver oportunidades para que a familiarização com a ciência seja feita fora desses bancos também; mudar a cultura educacional do Brasil é essencial e urgente.

Sabrina Kluwe

Nenhum comentário: