Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Alimentação e desvios posturais

Ter uma barriga sarada é o que motiva muitas pessoas a encarar uma academia ou uma dieta. Mas nem sempre o resultado é o esperado. Em muitos casos, a barriga tem relação direta com a postura. A pessoa acerta a postura e a barriga simplesmente some. O problema da obesidade é considerada, em países desenvolvidos, um importante problema de saúde pública. Para a OMS é uma epidemia global. Trata-se de uma doença de etiologia multifatorial tais como fatores genéticos, hormonais, culturais, comportamentais e ambientais como atividade física diminuída, em que o excesso de ingestão energética é condição fundamental para o acúmulo de gordura nas células do tecido adiposo, podendo ser reflexo da dificuldade que as pessoas enfrentam de se alimentar para sentirem-se melhor e saudáveis. Suas conseqüências são muitas e debilitantes e afetam diretamente a qualidade de vida dos indivíduos.
As alterações das curvas fisiológicas da coluna vertebral têm grande incidencia na população, sendo que, sua origem se dá no período de crescimento e desenvolvimento corporal, ou seja, na infância e na adolescência e resulta da relação defeituosa das partes corpóreas que produz uma tensão maior e um desequilíbrio nas estruturas de apoio. “Classifica-se como alteração postural, quaisquer posições que aumentem o estresse sobre articulações, ou ainda, um efeito cumulativo de repetidos pequenos estresses durante um longo período de tempo ou de constantes estresses anormais durante um curto período de tempo”, explica a pesquisadora Inês Lima, da Unisul, em artigo publicado, "Estudo da relação entre o índice de massa corporal (IMC) e a postura corporal em estudantes do ensino fundamental São Judas Tadeu, Tubarão SC".
Dentre os problemas causados pela obesidade estão encurtamentos e alongamentos musculares excessivos que em combinação com a inclinação anterior da pelve ocasionarão rotação interna dos quadris e aparecimento dos joelhos valgos e pés planos. A partir do exposto, é possível inferirmos que a obesidade, por se constituir em um problema plurissistêmico, afeta também o aparelho locomotor. As alterações posturais não são exclusivas dos portadores da obesidade, mas sugerem com maior freqüência em virtude da ação mecânica desempenhada pelo excesso de massa corporal e o aumento das necessidades mecânicas regionais que deslocam o centro gravitacional para o plano frontal, causando uma hiperlordose lombar e uma anteversão de quadril. Essas alterações na postura serão compensadas com uma cifose dorsal mais acentuada, e uma lordose cervical aprofundada, fazendo com que a cabeça desloque-se anteriormente, os ombros tornem-se arredondados e o tórax achatado anteriormente.
No artigo, postura e hábitos posturais em crianças obesas,  afirma que atualmente observa-se um aumento significativo na incidência de problemas posturais em crianças de todo o mundo. As causas mais comuns à má postura durante as aulas é o uso incorreto de mochila, a utilização de calçados inadequados, o sedentarismo e a obesidade. Essas alterações posturais na infância podem predispor a alterações degenerativas na idade adulta, sendo que a criança obesa tende a apresentar mais freqüentes e importantes alterações posturais. Estas alterações podem provocar um desequilíbrio muscular, resultando em posições anormais de estruturas anatômicas que ainda estão e desenvolvimento.a pesquisadora Yara Juliano da Faculdade Integrada de Bauru
Para Andréa de Campos Oliveira e Márcia Carla Morete Pinto, no artigo ocorrência da obesidade infantil em pré-escolares de uma creche de São Paulo a prevenção e o diagnóstico precoce da obesidade são importantes aspectos para a promoção da saúde e redução de morbimortalidade, por ser um fator de risco importante para outras doenças já que 40% da população brasileira apresenta excesso de peso, segundo o Ministério da Saúde em 2006. Além disso, grande parte das pesquisas realizadas demonstra ser a prevalência da obesidade infantil e adulta maior no sexo feminino, isto se deve ao fato de que o excesso de energia é preferencialmente estocado sob a forma de gordura e não de proteína, como acontece no sexo masculino perceptíveis nas avaliações de pregas cutâneas.
Na pesquisa realizada por Inês Alessandra Xavier Lima mostra-se um estudo da relação entre o índice de massa corporal (IMC) e a postura corporal em estudantes do ensino fundamental São Judas Tadeu, Tubarão SC. 2007. E, verificou mais alterações posturais do que o número de obesos, explicando a não correlação das alterações posturais com a obesidade. Martelli e Traebert (2004) afirmam que, em seu estudo, também foi alto o número de alterações posturais encontradas e acrescentam que quanto mais altos e mais pesados eram as crianças, maior o número de alterações posturais. O grande número de alterações posturais, portanto, não pode ter sua causa-efeito delimitada somente à obesidade, porém supõe-se que os fatores podem ser decorrentes da maneira errônea ao assumir posturas estáticas, carregar mochila com excesso de peso.
Em Santa Maria, segundo uma das coordenadoras do projeto de Iniciação Cientifica, professora do curso de nutrição, Vanessa Ramos Kirsten, há vários casos que são resolvidos facilmente. “Além da barriga, problemas posturais também podem levar a um maior acúmulo de gordura, principalmente na região do abdômen”, esclareceu Vanessa.
Neste problema, a gordura localizada não vai ter qualquer ligação com alimentação e sedentarismo. São casos de hiperlordose, mais complicados de ser controlados. É necessário entrar com a Reeducação Postural Global (RPG) e uma atividade física bem direcionada para contornar o problema. Além da professora Vanessa, Cristina de Bragança Moraes do curso de Nutrição e Jaqueline Biazus da Fisioterapia auxiliam os alunos no desenvolvimento do projeto.
Viviane Pereira Braga pesquisadora da área explica: “A postura pode ser definida como a posição ou a atitude do corpo em disposição estática, ou o arranjo harmônico das partes corporais a situações dinâmicas. Uma boa postura apresenta curvaturas normais e os ossos dos membros inferiores ficam em alinhamento ideal para a sustentação de peso sendo que a posição neutra da pelve conduz ao bom alinhamento do abdômen, do tronco e dos membros inferiores sob tais condições, os músculos funcionam mais eficientemente e posições ideais são alocados para os órgãos torácicos e abdominais.
A pesquisa de iniciação científica surgiu da necessidade de se avaliar o perfil antropométrico de adolescentes e correlacionar com os desvios posturais para poder intervir clinicamente com fisioterapia e reeducação alimentar. Os jovens pesquisadores tem o objetivo de verificar se há relação entre a gordura abdominal e problemas posturais em adolescentes de Santa Maria.
Desde o início de agosto a produção metodológica está sendo investigada e em termos de amostragem será realizada na Escola Cilon Rosa de Santa Maria uma consulta com os adolescentes do ensino médio. Quanto aos pesquisadores compreendem acadêmicos da Nutrição e Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano.
Segundo a estudante de nutrição, Taise Dobner, acadêmica do 6º semestre, a relação da má postura com a gordura abdominal pode acarretar problemas, quando dos pesquisados foram mais velhos. “Durante o trabalho veremos a repercussão que terá na vida da amostra estudada em termos de auxilio. Até mesmo, para encaminhamento aos ambulatórios para prevenir complicações maiores decorrentes dessas alterações”, explicou Taise.
Por se tratar de um Projeto de Iniciação Científica, o grupo de pesquisadores tem até o próximo semestre, janeiro a julho de 2011 para apresentar os resultados finais, sendo a bolsa mantida pela instituição. “Buscamos encontrar uma relação positiva entre problemas posturais, principalmente na região sacro lombar e a adiposidade central ou abdominal”, esclareceu a estudante.

Por Evandro Leão de Freitas

Nenhum comentário: