Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Soluções sustentáveis para a seca

As diferenças territoriais no Brasil são muito grandes. Um país com uma vasta expansão territorial e com grandes diferenças sociais e climáticas acaba refletindo em regiões muito ricas e outras pobres. As regiões norte e nordeste são as que mais sofrem com o clima seco e a frequente falta de água. Muitos acreditam que não é possível cultivar nestas regiões, mas um projeto realizado por uma ONG o Núcleo de Ensino e Pesquisa Aplicada (Nepa) mostrou o contrário. As comunidades são capazes de produzir alimentos para consumir, para esverdear a paisagem e ainda gerar algum tipo de renda.
Segundo reportagem da revista Galileu publicada em outubro último, o veterinário Luiz Geraldo de Oliveira Moura encontrou na criação desta ONG a solução para muitos problemas encontrados em regiões de seca. Moura deixou para trás sua carreira de veterinário e resolveu incentivar as comunidades a plantar mesmo nos lugares mais difíceis. Os objetivos deste núcleo são criar uma alternativa de produção que garanta a subsistência dessas comunidades e que também gere renda, além da preservação e recuperação do meio ambiente.
Depois de muitas análises de como seria feito o projeto a decisão foi tomada. Decidiram usar a agroecologia: sistema que garante a preservação dos recursos naturais sem a utilização de agrotóxicos, fertilizantes minerais e outros produtos químicos.
A primeira iniciativa do Nepa foi capacitar às comunidades rurais que passaram a ter acesso a modelos de produção com base na energia renovável, reuso da água, aquecedor e fogão solar, sistemas de irrigação e canteiros ecológicos. No período de um ano a comunidade recebe assessoria da ONG, onde moradores participam de diagnósticos e análises da região para depois implantar o projeto mais eficaz para esverdear a área. Na maioria das vezes após um ano a comunidade já tem o que comer e ver.
Conforme relatou Moura para Revista Galileu "as comunidades rurais descobrem que é possível construir uma vida digna e produtiva, mesmo em uma região com escassez de recursos naturais". Com trabalhos como esses podemos perceber que há soluções para estas regiões, que nem tudo está perdido. Hoje a Nepa conta com mais de 10 mil participantes em diversos estados do Brasil.

Nenhum comentário: