Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Estudo da aplicação das Teorias do Jornalismo

O estudo da reunião de pauta e de capa do jornal Diário de Santa Maria foi o assunto do trabalho apresentado pelos acadêmicos de jornalismo da Unifra, Igor Müller e Carolina Moro da Silva, no SEPE 2009.
O estudo é resultado da disciplina de Teorias de Jornalismo e teve a orientação da professora Viviane Borelli.
As reflexões giraram em torno de teorias como Newsmaking ( estuda os processos de produção e escolha das notícias), organizacional (como a organização do jornal interfere na produção) e o gatekeeper (identificação dos filtros na coleta das informações).O embasamento teórico se deu a partir de autores como Jorge Pedro Sousa e Mauro Wolf.
Os estudantes acompanharam a reunião de pauta e de capa no dia 28 de maio de 2009. Segundo Igor, a reunião de capa é uma espécie de ritual, em que os editores compartilham entre si as pautas que possuem para serem desenvolvidas. Esse momento também é uma oportunidade para serem discutidos assuntos de ordem interna, como orientações. Já, a reunião de capa, é o horário em que se voltam as atenções para um espaço nobre do jornal: capa e contracapa. Os representantes de cada editoria se fazem presentes e oferecem suas manchetes.
Ao aliar as teorias da sala de aula à prática do mercado verificou-se no trabalho, a importância que a proximidade assume como valor-notícia no Diário de Santa Maria. O foco das matérias é o local, sem esquecer do que acontece na esfera estadual , nacional e internacional.




Francine Maria Boijink

Nenhum comentário: