Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Tela dobrável cada vez mais perto do consumidor

Ao publicar o conto de ficção científica Minority Report em 1952, Philip K. Dick jamais poderia imaginar que o jornal do futuro, uma de suas visões, estivesse tão perto de ser realizada. Com a tecnologia OLED será possível ter um display como uma tela dobrável que atualizará as notícias em última hora.
Chega ao mercado da mídia e de forma silenciosa, uma nova tela feita de uma espécie de plástico chamada OLED (organic light emitting diod), capaz de transmitir vídeos e ainda ser dobrável. A inovação deixa qualquer LCD, inclusive aquelas com maior número de opções, parecerem o que hoje as antigas parecem: obsoletas.

Segundo artigo de Homer Antoniadis, especialista em “Visão Geral da Tecnologia do Display OLED” o OLED tem espessura menor que a de um fio de cabelo humano e podem ter duas ou três camadas de material orgânico, sendo a terceira, para transportar elétrons do cátodo para a camada emissiva. Os OLEDs emitem luz de maneira similar aos LEDs, apesar de serem muito mais brilhantes e eficazes. Um dos pontos positivos dessa tecnologia é a economia em relação a LCD e a portabilidade, além da produção ser mais fácil, porém, ainda é cara e sua durabilidade limitada em relação ao que se espera.
Bruno Barichello

Nenhum comentário: