Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O cotidiano nas provas de seleção

Se a sociedade se transforma, se transforma também os processos que a rodeiam. A chave de entrada para a universidade, o vestibular , já acompanha e provoca esta transformação. A prova pensa no candidato como alvo de várias informações que não são mais segmentadas.
A elaboração da prova do vestibular em vários estados do país é a confirmação do processo de transformação que altera o modo de compreensão da humanidade.
Ao contrário de questões estanques, conteudistas e limitadas a sua área de abrangência, temas geradores que permitem a interação de várias áreas. A prova de química interage com a física, porque a física já questiona a biologia e todos se encontram na matemática, mas também surge o português que atualiza as regras gramaticais de um modo contextualizado. E a filosofia? Questiona todas e provoca ainda mais a prática de pensar.
O universo ganha, a educação se dinamiza e se estabelece como meio de transformação. A ciência chega na sala de aula não somente acompanhada de livros didáticos. Ela chega atualizada através de jornais, revistas, blogs que cruzam informações de todas as áreas como um grande campo. Assim se fortalece a idéia de interação de conhecimentos e a nova abordagem de seleção resgata a consciência de percepção da humanadade que deve perceber os atos cotidianos como resultado de ações químicas, biológicas, físicas e emocionais.

Nenhum comentário: