Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de setembro de 2008

A Histórias das Coisas


Uma aula de educação ambiental. Assim, poderíamos definir o vídeo "A história das coisas", produzido pela ambientalista Annie Leonard, e que já foi assistido por mais de dois milhões de pessoas no mundo todo. O documentário (ele tem apenas 20 minutos) além de tratar de temas como meio ambiente e sustentabilidade, faz uma crítica ao estilo americano de vida. Todos os produtos que consumimos passam por várias etapas, desde sua extração até ser descartado. O problema é que todas as etapas são prejudiciais à natureza e à saúde. O vídeo explica todos os processos, desde a coleta dos recursos da natureza, a industrialização, distribuição, a compra e até se tornar lixo. Mas muitas dessas informações já são do conhecimento de muitos, que preferem não ver essa realidade, ou pensar que não tem nada que possam fazer, por comodismo. Acredito que esse vídeo é mais uma forma de mostrar que todos temos culpa e que, mesmo assim, todos podemos ainda consertar as coisas (se realmente tentarmos).
Vale à pena assistir até o fim.

33 comentários:

Gabriela Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriela Machado disse...

Você já parou para pensar de onde vem e para onde vão as coisas que consumimos? O documentário A História das Coisas, abre espaço para discussão sobre a cadeia produtiva, desde o processo de extração dos recursos naturais até o momento em que jogamos nossos televisores, computadores, e aparelhos de som “ultrapassados” no lixo.
Apoiada em animações, a ativista Annie Leonard consegue mostrar em 20 minutos o atual meio de produção utilizado no planeta. É uma tentativa válida de conscientizar a população da gravidade do consumo desenfreado.

Juliane Souza disse...

Eu assisti ao vídeo e realmente ele mostra muito além do que nos é apresentado. A gente sonha com o padrão de vida norte-americana e não imagina os inúmeros problemas que essa "sociedade do consumo" pode provocar ao planeta.

Graziele Freitas disse...

sim.. difícilmente antes de comprar um bem de consumo paramos pra pensar onde ele vai parar depois que o jogarmos fora... e os efeitos disto estão crescendo muito rápido e são poucas as pessoas que tem a preocupação mínima que é a separação do lixo.

Blog disse...

A aversão ao "american way of life" é mais um daqueles modismos que todos fazem coro. A sustentabilidade depende uma revisão de conduta e de comportamento de todos nós. Mas os que mais fazem com políticas públicas para termos o tão almejado desenvolvimento sustentável são os países do hemisfério norte. O vídeo é um tanto exagerado e recirmina e condena todas as benesses conquistadas pela sociedade capitalista. A parte salutar do vídeo é a necessidade de um consumo ponderado e menos voraz. A tentaiva de achar um único bode expiatório para os problemas é a parte negativa do vídeo - todos compomos o mesmo habitat, embora em nichos diferentes temos parcela de culpa.
(Marcelo Martins)

Nathiele dos Santos disse...

O consumismo é tão grande que realmente ninguém para pra pensar para onde vai o que jogamos fora... O documentário nos faz pensar na gravidade de problemas que esse consumo exagerado vem causando ao planeta...

Patrícia Nunes disse...

O vídeo passa uma mensagem para as pessoas comprarem menos, porém isso não é apenas uma atitude isolada e sim é preciso mudar toda uma estrutura de vida. Algo complicado no início mas capaz de se atingir com o tempo.

Cla disse...

Realmente o documentário a história das coisas esclarece questões que todos nós, em algum momento, já ouvimos falar ou já nos questionamos. E se formos parar para pensar em quantas porcarias consumimos devido à indução de um comportamento consumista, fica dificil comprar um produto qualquer sem se perguntar se isso é realmente útil ou vai melhorar nossa vida de alguma forma. A cadeia produtiva seria sim uma grande questão para debatermos , ou seria cadeia destrutiva? Há anos que muitos ativistas tentam alertar as nações dos grandes problemas gerados pela má organização do consumo e da exploração assim como industrialização e até a banalização de um planeta que para muitos não parece ser único. O Eua, infelizmente é uma grande potência e um país que poderia servir de exemplo para outros menos desenvolvidos, é hoje o país que mais polui e destrói o planeta. Acho mesmo que nossos valores estão invertidos , que devemos repensar nossas atitudes , que devemos conversar com nossos amigos e alertar nossos filhos sobre esse destino que estamos escolhendo para todos nós.

Bruna B. de Andrade disse...

A partir de toda a reflexão feita por Annie Leonard e tambem do site, www.storyofstuff.com, encontrei um blog da indústria de cosméticos.
O bolg se chama " Not just a Pretty Face", e tem vários textos e comentários sobre os produtos de beleza e como eles são fabricados com muitas toxinas.
Por exemplo, em um dos textos é comentado que no batom há uma toxina muito forete que ataca o cérebro e, também que em um sabonete de bebê tem 1,4% de dioxina (é aquela mesma que apareceu no video, depois da incineração do lixo). E vocês sabem porque que isso acontece e chega até nossas casas?
É simples, explica o site: A indústria de cosméticos de 35 bilhões de dólares é tão poderosa que eles mantém seus produtos desregulamentados por décadas.

Unknown disse...

Não lembro de quando eu era criança ter aprendido na escola ou em casa a separar o lixo.Vivemos em uma cultura que está em processo de aprendizado. Achei interssante o vídeo " A história das coisas",traz dados que talvez muitos não conheçam,mas penso que este poderia ter uma maior circulação se houvesse uma maior conscientização sobre sustentabilidade x meio ambiente.
Acho também produtiva camapnhas que nos dão soluções práticas que as pessoas possam fazer em suas residências.
Cito o exemplo da sacola retornável. Excelente idéia ! Mas se eu não colocar o lixo em sacolas ou no saco de lixo onde colocaremos?

Rejane

João Francisco disse...

Acho muito interessante este tipo de conhecimento. É uma forma de "desbanalizar" o banal !!!! As pessoas passam a pensar duas vezes nas atitudes que, sem conhecer o processo como um todo, só seriam mais uma parte do cotidiano.

Denise Braga lopes disse...

O vídeo é muito claro e também didático o que intensifica a compreensão do estilo americano de viver.Também gera uma reflexão de que nós aceitamos e desejamos as influências de consumo, modelo político e cultura da terra do Tio Sam. Vale lembrar que o império dominante tão invejado pelo "terceiro mundo" já começa a dar sinais de crise.(caos imobiliário)O vídeo serve de alerta, como forma de despertar a consciência mundial com o planeta. Começando pelas pequenas atitudes diárias.

Bibiane Moreira disse...

Excelente postagem, extremamente relevante! Todos sabem que o estilo de vida norte-americano é o consumista, e mais ainda que todos se espelham neles em questão de moda e vida! Isso é horrível! e por mais que todos comentem "não devemos consumir tanto assim", logo que sai um novo modelo de alguma coisa, estão todos comprando! Não adianta só falar, tem que fazer... e, o pior é que estamos nos tornando escravos desse consumismo absurdo, que em pouco tempo nos faz descartar algo que ainda estaria perfeitamente em uso...
Espero que o vídeo atinja o maior número de pessoas possível, e não só que assistam, mas que reflitam sobre o assunto. De nada adianta um alerta tamanho se a mensagem entrar por um ouvido, sair pelo outro e, depois de assistir à mensagem, vamos passar em uma loja e alimentar esse sistema linear.

Bibiane Moreira

Paula Minozzo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriano Sartori disse...

O vídeo faz uma crítica dura à sociedade de consumo dos EUA. Ao mostrar o ciclo do trabalhador (quando não está trabalhando, ou está vendo televisão, ou comprando) a apresentadora remete sua crítica ao esquecimento das firmas com o meio ambiente, apenas se preocupando em produzir, vender e lucrar. Esse eu acho o ponto mais interessante do vídeo, pois firmas de grande porte poluem o meio ambiente a muito tempo e nada é feito. É mais uma questão que preocupa, entre tantas levantadas nos demais comentários.

Bruna Manzon disse...

As tentações para os consumistas cresce a cada dia, está cada vez mais dificil se tornar uma pessoa conciente em todas as atitudes do nosso dia-a-dia. Concordo que a situação vai ficar cada vez mais precária se nós cidadãos não mudarmos, parar de ter gastos com coisas desnecessárias, não devemos integrar nessa "sociedado do consumo".

Emanuella disse...

Atenção o planeta pede um minuto de conscientização de nossa parte!!!
Está na hora de todos pensarem em suas próprias atitudes. Assistindo ao vídeo A História das Coisas percebemos que devemos mudar a configuração de toda a nossa rotina. O mundo pede um consumo racional dos bens. Acredito que uma forma de reduzir isso, seria por parte da publicidade. Eles tem um código ético da profissão, que com certeza respeita a vida humana. Então os publicitários poderiam pensar em uma forma de vender produtos sustentáveis.

Projeto Interdisciplinar disse...

É impressionante de ver como os produtos que consumimos afeta diretamente o meio ambiente. O processo da extração dos produtos naturais até o momento que os descartamos tornam-se prejudiciais ao meio ambiente e nossa própria saúde. É triste ver como países desenvolvidos e grandes potências como Estados Unidos prejudicam o mundo todo com seu estilo de vida. O vídeo faz também uma crítica à sociedade de consumo e mostra, no geral, aquilo que ouvimos diarimente, mas onde poucas soluções são apresentadas.

Denise Braga lopes disse...

Valeu a dica!! Amanhã 11 de setembro... e quem não lembra o rosto desmaiado de Bush após a tragédia dizendo em cadeia nacional e por que não dizer mundial: " Go to the Disneyworld..." Na visão americana não existe tragédia e dor quando se tem um cartão de crédito, shoppings e um parque de diversões para brincar de ser feliz.

Projeto Interdisciplinar disse...

É impressionante de ver como os produtos que consumimos afeta diretamente o meio ambiente. O processo da extração dos produtos naturais até o momento que os descartamos tornam-se prejudiciais ao meio ambiente e nossa própria saúde. É triste ver como países desenvolvidos e grandes potências como Estados Unidos prejudicam o mundo todo com seu estilo de vida. O vídeo faz também uma crítica à sociedade de consumo e mostra, no geral, aquilo que ouvimos diarimente, mas onde poucas soluções são apresentadas.

Paula Minozzo disse...

A História das Coisas explica de um jeito divertido alguns problemas da sociedade que podem ser amenizados com facilidade. O consumo excessivo e absolutamente desnecessário é frisado no documentário como um dos responáveis por prejudicar o meio ambiente. Uma crítica ao consumismo e ao homem de hoje, que nunca está contente com o que tem.

Diogo Viedo disse...

Os Estados Unidos é citado por ser o país de origem da autora do vídeo e por ser o símbolo do capitalismo mundial,mas países em desenvolvimento também são responsáveis pela situação atual. O Brasil contribui muito com a emissão de gases poluentes através das queimadas na Amazônia. O problema não é só lá.Ele está bem na frente dos nossos olhos.

Thaís Pedrazzi disse...

No momento em que compramos algo novo, ninguém vai pensar no que será que será feito quando não tiver mais utilidade. O documentário causa um choque em alguns, mas não acredito que mude os hábitos da grande maioria que o assiste, as pessoas se dizem preocupadas com as condições atuais, mas não existe uma colaboração que gere mudança. Não basta dizer que "é algo para se pensar", é necessário muito mais que isso.

Diogo Viedo disse...

Somos todos responsáveis pela destruição do planeta. è preciso abrir os olhos para os problemas da Amazônia antes que ela nos seja tomada.

Kellen Severo disse...

A abordagem feita durante o vídeo sobre hábitos de consumo suscita uma questão bastante pertinente. As pessoas compram para a obtenção de uma sensação de prazer momentânea e logo surge a necessidade de realizar uma nova compra. Sentimo-nos desatualizados a todo instante. As televisões mudam de modelo, os tênis trocam de formato, as mercadorias assumem novas tendências a todo momento, o que interfere diretamente em nossos desejos de consumo.

Diogo Viedo disse...

Ações como a comercialização dos créditos de carbono deve ser valorizada para reduzir o impacto nas nossa vidas.

Diogo Viedo disse...

Save the Amazon!!

R. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
R. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog disse...

O video da ambientalista é mais que explicativo, ele é um alerta ao caos que vivemos. A maioria das pessoas ao verem videos como esse preferem ignorar para nem chegarem a pensar na realidade que já faz parte da vida de todos nós. É extremamente necessário a nossa interação para que ao invés de reclamar façamos alguma coisa. A nossa mentalidade está errada ao ver o que acontece e não agir, após essa aula de realidade acho que ja podemos começar a fazer alguma coisa, antes tarde do que nunca!
(Barbara Zamberlan)

R. disse...

Dos dois milhões de pessoas que viram esse vídeo, não sei quantas vão parar e fazer alguma coisa pra ajudar na conservação do nosso planeta. Mas tenho certeza que muitas vão dormir hoje, levantar amanhã e continuar a trabalhar pra sobreviver e comprar o conforto. O consumismo descontrolado e a indiferença quanto as chances de nosso planeta se tornar inóspito continuarão, sem a gente perceber. Baseando-se nas informações do vídeo, é fácil afirmar tudo isso. O difícil é a gente largar essa nossa cultura infame e fazer alguma coisa. Não dá, simplesmente não dá. Eu não conseguiria viver sem comprar cordas para o meu violão ou comer uma besteira no final da semana. Deixar de tomar uma cerveja no verão escaldante, menos ainda. Assim como fui educado a respeitar os mais velhos, poderia ter o costume de respeitar a natureza. É tudo tão inconsciente. A gente come, bebe, fuma, usa, queima, bota fora, usa de novo e assim esse ciclo monstruoso continua, cada vez mais rápido, sem percebermos. Somos como qualquer viciado, que mesmo se decidíssemos parar com tudo agora, uma queda poderia levar tudo água abaixo e tudo voltaria de novo. Parar é uma palavra tão forte quanto continuar. Mas, refletindo sobre os fatos, entendendo do que se trata e criticando nossos erros, o mais triste não é a realidade. O mais triste de tudo isso é admitirmos o nosso fracasso.

Blog disse...

Realmente a "sociedade do consumo" exacerbado contribui para que o planeta se torne cada vez mais poluído. Então cabe a população ter a consciência de separar o lixo. O meio ambiente depende de boas ações da humanidade.

(Roberta Friedrich)

Anônimo disse...

Baixar o Documentário - A História das Coisas - Dublado - http://fwd4.me/0Bvv