Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Construção politicamente correta


Os famosos tijolos de barro e argila vêm perdendo espaço no mercado para uma inovação: os tijolos ecológicos. E tudo porque eles demandam menos água e madeira, ao contrário de seus precursores, que eram feitos em olarias e necessitavam de muita lenha para aquecer as fornalhas.
A nova tendência das construções ainda está devagar na conquista de espaço. Apenas cinco empresas em todo o Brasil fabricam os tijolos, e a maioria delas se situa no eixo Rio-São Paulo. Porém, todas possuem a regulamentação concedida pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Com um aspecto totalmente inovador que permite total estabilidade estrutural, eles vêm fazendo sucesso nas obras, pois além de contribuir com o meio ambiente, proporcionam ainda uma economia de até 20% no final da construção .
Os modulares de solo-cimento, como também são conhecidos, contribuem para a eliminação de desperdício de material e garantem agilidade no serviço. Podem ser encontrados no mercado em três formatos diferentes: tijolo inteiro, meio tijolo e canaleta. Em função de seus furos terem um formato maior que os tijolos normais, é permitido que toda a instalação de rede elétrica, hidráulica, tv a cabo, telefone e interfone passe por dentro deles agilizando assim, esses problemas.

Algumas curiosidades sobre os tijolos ecológicos:
· Podem ser fabricados em uma prensa manual ou hidráulica, sofrendo uma pressão que equivale a seis toneladas. É essa pressão que dá a forma regular de faces lisas, o que permite o encaixe perfeito e o acabamento esperado.
· Também funcionam como isolante térmico, o que faz com que a umidade não se forme nas paredes.

Nenhum comentário: