Pesquisar este blog

sábado, 20 de setembro de 2008

A biologia humana pode influenciar na opção política.

Pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa que sugere a existência de uma ligação entre opção política de cada indivíduo e sua sensibilidade ao medo.

A pesquisa foi feita através de questionário e testes fisiológicos. Inicialmente os pesquisadores da universidade americana analisaram as respostas de 46 voluntários com opiniões políticas bem definidas. Os assuntos das questões tiveram temas variados, da guerra no Iraque às políticas de imigração.

Depois de responder o questionário, os voluntários foram submetidos a testes fisiológicos que monitoraram suas reações ao assistirem cenas neutras intercaladas com cenas ameaçadoras. Sons também foram utilizados para tentar amedrontar os participantes.
A força com que os voluntários piscavam ao ver as imagens também foi medida.

Após a análise dos testes os pesquisadores descobriram que as reações dos participantes se correlacionavam com a posição mais conservadora ou liberal de cada um. De acordo com os resultados, pessoas associadas às idéias de partidos conservadores demonstraram maior sensibilidade ao medo. Em contrapartida pessoas que se identificam com as características dos partidos mais liberais tendem a ter menos medo.

O coordenador do estudo, John Hibbing, salienta que a pesquisa não tem relevância política. Mas pode ajudar a compreender porque é tão difícil mudar a opinião política de uma pessoa.


Fonte

Um comentário:

Grazieli disse...

Interessante esse post. Temos que nos dar conta também de que todo o ser humano é um ser político porque vive em sociedade e toma atitudes que afetarão não só a si próprio e sim aos que estão em volta.
Falar de política sem "puxar brasa para o assado de ninguém".