Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Últimos trabalhos são apresentados nesta sexta-feira no XV Inletras

A última manhã de apresentações de trabalhos no XV Seminário Internacional de Letras( Inletras), teve início nesta sexta-feira, 28, as 8:30 h. Foram apresentados dez trabalhos nas salas do primeiro andar do prédio 16, no conjunto III, do Centro Universitário Franciscano.
Com 20 minutos de apresentação para cada um dos inscritos no seminário, diversos temas sobre comunicações no meio acadêmico e escolar, novas pesquisas e projetos com ideias diferentes encantaram quem acompanhou.
 Um dos trabalhos que marcou a manhã foi da Graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, Carla Carine Gerhardt, que tratou sobre a proposta de atividades para leitura detalhada de narrativa na perspectiva de pedagogia de gênero. O trabalho foi ministrado como atividade extracurricular na Escola Vicente Farencena, e utilizou do conto do Gato de Botas nas versões escritas pelos irmãos Grimm.
 Baseada na ideia da professora Cristiane Fuzer, que traz o ateliê de textos, e sendo sua orientada, Carla propôs diversas atividades como leitura e releitura dos textos, para que o entendimento seja cada vez melhor, além dos alunos fazerem sua própria análise textual, e poder contar a estória do seu ponto de vista, com todos os elementos já bem claros em seu entendimento. 
A professora da Universidade de Federal de Santa Maria, Ana Nelcinda Garcia Vieira, também trouxe  a tona uma discussão sobre uma oficina comandada por ela, de análise e adaptação de material didático de línguas. Com o trabalho desenvolvido em escolas públicas, e com baixo orçamento para tentar criar qualquer alternativa para melhorar o aprendizado, em busca de novos sistemas de ensino, ela se apropriou de alguns tipos de jogos e conseguiu trazer isso para todo o tipo de material que poderia ser descartado. Com essa atitude, gera nos alunos uma curiosidade e os instiga a também criarem novas brincadeiras, que tem como objetivo principal o novos métodos de letramento, que é o tema principal desta edição do seminário.


Por Pedro Lucca

Nenhum comentário: