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quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Debate sobre os novos multiletramentos na escola abre o XV Seminário Internacional em Letras

Abertura do XV INLetras, Foto: Victória Martins. Lab Fotografia e Memória
Na noite desta terça-feira, 25, iniciou o XV Seminário Internacional em Letras (InLetras) do Centro Universitário Franciscano (Unifra),na cidade de Santa Maria, RS, com a proposta temática de Múltiplas linguagens e letramentos/ multiletramentos e linguagens. O seminário realizado pelo curso de Letras da instituição e coordenado pela professora doutora, Najara Ferrari, também e coordenadora do curso, e tem por objetivo promover reflexões quanto às múltiplas linguagens e multiletramentos em circulação nos diferentes contextos da sociedade contemporânea. 
No início do evento a professora Najara destacou a importância do curso de letras dentro do Centro Universitário Franciscano, lembrando que o curso evoluiu com a instituição, completando 60 anos de história. “O XV Seminário Internacional em Letras é referência em toda a região sul e também é conceituado no país”, destaca a coordenadora.

Conferência de abertura


A Conferência de abertura do InLetras teve como convidada a Prof.ª Drª. Roxane Rojo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que falou sobre os novos multiletramentos na escola. 
Com o tema sobres os novos multiletramentos nas escolas, Roxane falou que as instituições de ensino devem se encarregar de levar até aos estudantes ferramentas que possibilitem que eles tenham acesso as múltiplas linguagens, a multiplicidade cultural e também à cultura das mídias.
Durante a conferência a palestrante usou como referência o antropólogo argentino Néstor García Canclini que em 1989, tematizando as políticas de hibridação, questiona se é possível democratizar não somente o acesso aos bens culturais e aos letramentos, mas também hibridá-los.  Para Rojo, assim como para Canclini, respondendo ao questionamento, conclui que tudo isso depende de ações econômicas e políticas.
De acordo com a palestrante, para haver o multiletramento dentro das escolas é necessário que elas descolecionem e recolecionem os bens patrimoniais e fratrimoniais, trabalhem o interdisciplinarmento das linguagens e da mídia e trabalhem a partir das novas tecnologias, para que os novos letramentos possam ser inseridos no cotidiano do discente.
“Para que haja novos letramentos é necessário antes de abranger as tecnologias, que exista um novo ethos, ou seja, uma melhor maneira de fazer, um novo conjunto de princípios”, afirma Roxane Rojo.
Roxane encerrou a conferência falando que todos os meios tecnológicos atuais e também os meios de comunicação estão dentro do conceito do multiletramento, como o hipertexto, a multimídia e a hipermídia.
Roxane possui graduação em Letras Neolatinas Português-Francês/Língua e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
O XV Seminário Internacional em Letras do Centro universitário Franciscano ocorre até a próxima sexta-feira, 28, com mesas temáticas, eventos culturais, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos.
Em anúncio na abertura do seminário a Coordenadora do evento Profª. Drª. Najara Ferrari, divulgou a data e o tema do XVI InLetras, que acontecerá em agosto de 2017 com o tema: Linguagem, tecnologias e formação de professores.

Por Laíz Lacerda

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