Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Nanociências e a multidisciplinaridade

A nanociência e nanotecnologia têm como objetivo a compreensão e organização de átomos e moléculas em uma escala nanométrica, tratando as menores parcelas encontradas e assim desenvolvendo células inteligentes. Isso possibilita a reconstrução de matérias e muitas outras intervenções.
Um dos aspectos chave e que se torna cada vez mais importante para os pesquisadores dessa ciência, é a multidisciplinaridade por permitir a subdivisão do domínio de um conhecimento entre os profissionais da diversas áreas envolvidas. O grande desafio é aproximar cada vez mais esses profissionais .“Em algumas reuniões ocorridas por profissionais ligados a Nanociência a barreira de linguagem faz com que eles falem por muito tempo sobre o mesmo assunto, sem se entender”, diz a professora da Unifra, Solange Binotto Fagan.
A importância da multidisciplinaridade para a pesquisa na nanociência é incontestável, pois se a física contribui na dimensão nanométricas de uma pesquisa, a química, biologia e engenharia assumirão o estudo na composição, utilização e desempenho dos materiais.
A criação de novos materiais depende da contribuição de cada área profissional ligada à Nanociência, articulando o conhecimento entre as áreas envolvidas.
A Nanociência é a uma área de ciência altamente interdisciplinar, o que faz com que diferentes grupos de pesquisa tenham entre si projetos em comum colaboração. “Para pesquisar sobre nanocosmético, por exemplo, ou qualquer outro produto, é necessário uma boa comunicação entre os profissionais, no caso da formulação de filtro solar pela nanociência é necessária a colaboração e interação entre profissionais da física, matemática e química”, explica Solange.
Por Clarissa Pippi

Nenhum comentário: