Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Desempenho dentro de campo é resultado de hábitos alimentares

Quando um torcedor exige melhor redimento do seu time de futebol, ele pode associar as derrotas e o mau desempenho com falta de treino e de técnica. Mas não é só isso que influencia no aproveitamento físico de jogadores profissionais dentro de campo.
O estudo feito por duas nutricionistas e mestrandas na UFSM, e um professor de Educação Física mestrando pela Universidade de Lisboa, constatou que a alimentação dos atletas é um dos principais fatores para o bom desempenho dentro de campo.
Participaram do trabalho, 18 atletas profissionais de futebol de clube de Santa Maria. A análise foi feita com um recordatário alimentar de 24 horas e um registro alimenta de três dias.
Uma ingestão alimentar adequada, visando fornecer aos jogadores as quantidades corretas de carboidratos, gorduras, proteínas, favorece o balanço energético ideal. O atleta também pode começar a partida com ótimos níveis de glicogênio muscular, o que é fundamental para o desempenho atlético e o retardamento da fadiga.
A refeição pré-competição, feita de uma a quatro horas antes da partida, deve conter alimentos de fácil digestão e não é a única que influencia no rendimento. Três dias antes de jogar uma partida, tudo que o atleta ingere influencia na sua disposição dentro de campo.
O estudo concluiu que menos de 50% dos atletas realizavam quatro refeições diariamente. Além disso a dieta dos profissionais contem baixa quantidade de carboidratos, inferiores a 54% do valor calórico da dieta. Os atletas apresentaram uma alimentação com alta ingestão de proteínas, chegando com media de 17% acima dos 15% preconizados. Quanto aos lipídeos constatou um consumo médio de 29%.
Os estudantes constataram que a alimentação dos atletas é desapropriada para suas atividades do dia-a-dia. A ingesta alimentar dos profissionais prejudica a performance, pois a baixa ingestão de carboidratos comprometerá o fornecimento de energia. O alto consumo de proteínas dificulta a digestão, podendo causar distúrbios estomacais durante a partida.

Nenhum comentário: