Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Assistência farmacêutica no Programa Hiperdia

As doenças cardiovasculares (DCV) são consideradas hoje, em diversos países, como a principal causa de mortalidade e de lesões físicas limitantes e definitivas. No Brasil, essas doenças são apontadas como a primeira causa de óbito. No ano de 2000, corresponderam a 28% do total de mortes.
A assistência farmacêutica que envolve desde o abastecimento do medicamento, da conservação, controle de qualidade, verificação de segurança e a eficácia terapêutica é fundamental em cada cidade na terapia medicamentosa contra as doenças cardiovasculares como o diabetes mellitus e a hipertesão.
Um grupo de academicos de Farmácia do Centro Universitario Franciscano, sabendo da necessidade da terapia, realizaram um trabalho de assistência farmacêutica aos pacientes cadastrados no Programa Hiperdia da Unidade de Saúde Ruben Noal, no bairro Tancredo Neves. O programa foi criado pelo Ministério da Saúde com o propósito de reduzir a morbimortalidade associada a essas doenças cardiovasculares.

Os acadêmicos trabalham no local organizando e dispensando medicamentos na farmácia do UBS Ruben Noal. Também realizam trabalhos de prevenção nos grupos do Hiperdia. Para cada paciente cadastrado no programa, ocorria um acompanhamento mensal no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

O programa chegou a contar no mês ultimo mês de atividades (começou em Abril e foi até Julho) com 27 participantes. Nos encontros entre pacientes e acadêmicos, eram abordados temas educativos de interesse dos envolvidos. No local ainda ocorria à verificação da pressão arterial, glicemia e distribuição de medicamentos do Programa Hiperdia.

Com a atuação positiva dos acadêmicos, a participação da comunidade foi evoluindo em numero e também em solicitações por orientação sobre as doenças. Com essa campanha de prevenção e com o programa do MS, a comunidade percebeu que prevenir e se manter bem informada, continua sendo o melhor remédio.

Medidas preventivas e eficazes a serem adotadas para Prevenção em geral das DCV:




- Reduzir a ingestão total de gorduras da dieta, dando maior ênfase à redução da gordura saturada (de origem animal);



- Reduzir a ingestão do sal (no preparo dos alimentos e daqueles já previamente salgados);



- Reduzir a ingestão de produtos refinados (açúcar, doces, bolachas...)



- Aumentar a ingestão de carnes brancas, verduras, legumes, frutas, grãos integrais, etc;



- Iniciar a prática de atividade física, de intensidade moderada e com regularidade (3 a 5 vezes por semana);



- Manter um controle adequado dos níveis de pressão arterial sangüínea ( Hipertensão Arterial) e da Glicemia (açúcar no sangue - Diabetes Mellitus);



- Parar de fumar;



- Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas;



- Procurar reduzir o nível de stress emocional: manter um bom convívio familiar, social e no trabalho, administrar melhor nosso tempo, determinando horários para trabalho, lazer, exercício, refeições, para um hobby... vida penosa com grande custo social e morte prematura.


Por Bruno Tech

Nenhum comentário: