As
novelas não só buscam o pico de audiência de uma emissora como moldam a vida
dos brasileiros através dos sentidos que despertam e dos desejos de consumo, visto
que a televisão não é só uma forma de entretenimento, mas uma formadora de
opiniões. A Rede Globo usa as teledramaturgias como principais formas de inserir
o merchandising e estimular a compra de produtos e a forma de comportamento dos
espectadores, que passam a ser consumidores. É o que revela o artigo “Análise de estratégias de merchandising em telenovelas”, publicado na Revista Tecer, de
Belo Horizonte, em novembro de 2014.
O estudo quantitativo realizado por Ana
Clara Oliveira Santos Garner e Érica Teixeira Silva, graduadas em Comunicação
Social, utilizou a análise de conteúdo para entender as estratégias de merchandising
usadas pela Globo nas novelas Sangue Bom e Amor à Vida, ambas transmitidas em 2013,
nos horários das 19h e 21h, respectivamente. Foram feitas as seguintes
categorias de análise sobre produtos e serviços inseridos em um total de 30 capítulos
de cada trama, durante o período de 12/08/2013 a 14/09/2013: personagens,
posição do produto na cena, texto, contexto da cena e cenário.
A
pesquisa mostrou que as marcas mais oferecidas nas telenovelas foram de
produtos de higiene pessoal, aparelhos eletrônicos, automóveis, mercadorias de
limpeza e objetos de uso pessoal. Dos 30 capítulos assistidos da trama Sangue Bom,
16 continham pelo menos um merchandising, o que representa 48%. Já dos 30
capítulos assistidos da novela Amor à Vida, 14 continham pelo menos uma
propaganda, o que significa 45%. Alguns capítulos incluíram mais de uma menção
a produtos comerciais no mesmo dia.
Mesmo
que a audiência desse gênero venha diminuindo, conforme as autoras, as novelas ainda têm uma influência
social e cultural muito forte na vida dos brasileiros. E o merchandising é cada
vez mais presente entre as narrativas, com um formato diferente das propagandas
publicitárias, mas a fim de promover a imagem, incentivar o aumento de vendas
de um produto e da identificação com o serviço e com a telenovela.
Amanda Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário