Os pesquisadores Daiane Tennroller e Marion
Machado Cunha investigaram o quanto a música
pode ser uma ferramenta colaborativa para a formação integral de crianças com idades entre cinco e seis anos, e como ela pode ser uma aliada no aprendizado escolar.
A pesquisa foi realizada em uma creche municipal da cidade de Sinop-MT. No início foram feitas observações do âmbito escolar, sendo as
mesmas registradas em um caderno de campo no final de cada aula. As observações totalizaram 45 horas e aconteceram no período matutino com o registro da recepção das
crianças, do café da manhã, das atividades dirigidas, do momento recreativo e da hora
do almoço.
Participaram quarenta alunos, vinte de uma turma da pré- escola e
vinte da outra; duas professoras de uma turma da pré-escola, sendo elas
pedagogas. Foram realizadas entrevistas com duas educadoras de turmas da
educação infantil.
O trabalho teve por instrumento
entrevistas, além de um questionário, que abordava questões como: a
importância da música; a contribuição para o ensino/aprendizagem
e metodologias utilizadas.
“A música é tudo
que produz som, através de movimentos, de materiais como instrumentos musicais,
ajuda no desenvolvimento linguístico da criança, na ampliação do vocabulário,
na percepção auditiva, facilita a aprendizagem do conteúdo e por fim ajuda no
desenvolvimento psicomotor da mesma”, relata uma das professoras entrevistadas.
Concluiu-se que a música, além de ser uma forte aliada no
auxílio ao ensino infantil, complementa a formação e o desenvolvimento do
ser humano.
Mateus Konzen
Nenhum comentário:
Postar um comentário