Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Asma. Mais comum do que se imagina.

A asma brônquica, bronquite asmática ou a também conhecida bronquite alérgica é uma doença pulmonar frequente que está aumentando em todo o mundo. A doença se caracteriza pela inflamação crônica das vias aéreas, o que determina o seu estreitamento, causando dificuldade respiratória. Este estreitamento é reversível e pode ocorrer em decorrência da exposição a diferentes fatores desencadeantes. Esta obstrução à passagem de ar no momento de crise é revertida com uso de medicações, os conhecidos bronquiodilatadores, que dilatam os brônquios do pulmão, permitindo ao asmático uma sensação quase que imediata de alívio da falta de ar.
As vias aéreas são tubos que dão passagem ao ar. Elas iniciam no nariz, continuam como nasofaringe e laringe (cordas vocais) e, no pescoço, tornam-se um tubo largo e único chamado traquéia. Já no tórax, a traquéia divide-se em dois tubos (brônquios), direito e esquerdo, levando o ar para os respectivos pulmões.
Dentro dos pulmões, os brônquios vão se ramificando e tornam-se cada vez menores, espalhando o ar. A mucosa brônquica, que é o revestimento interno das vias aéreas, está constantemente inflamada por causa da hiper-reatividade brônquica (sensibilidade aumentada dos brônquios). Alguns médicos afirmam que a asma é hereditária, outros continuam dizendo que ela pode se desenvolver por qualquer estímulo, as causas da asma variam entre a população, nem todas as pessoas com alergia tem asma e nem todos os casos de asma podem ser explicados pela resposta alérgica do organismo a determinados estímulos os mais comuns são: as alterações climáticas, poeira doméstica, mofo, cheiros fortes, pêlos de animais, gripes ou resfriados, fumaça, ingestão de alguns alimentos ou medicamentos.
Os sintomas aparecem a qualquer momento do dia, mas tendem a piorar pela manhã ou à noite e ao tentarem praticar algum exercício físico, com o aumento da dificuldade respiratória a crise asmática inicia-se com tosse, chiado e dor no peito com uma forte falta de ar.
O tratamento para o asmático é algo que envolve todos os membros familiares, devido aos cuidados necessários que começam dentro de casa, com o ambiente em que vivem muitos objetos devem ser tirados de perto da pessoa, além de usar medicações e manter consultas médicas a limpeza da casa deve ser constante para minimizar a quantidade de crises. A prevenção de crises de asma é o melhor remédio para o asmático, que poderá usar os corticóides de longa duração, e o uso do aparelho de nebulização, evitando ao máximo agentes causadores da crise asmática.


Fonte:http://scholar.google.com.br/scholar?q=artigos+sobre+asma&hl=pt-BR&um=1&ie=UTF-8&oi=scholart

Nenhum comentário: