Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Mesa-redonda debate as implicações científicas e ético-jurídicas no desenvolvimento da nanotecnologia

A mesa-redonda, Nanotecnologia: seus riscos e beneficios versus implicação éticas e juridicas, abriu os trabalhos da primeira noite do XII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão 2008, realizado pela UNIFRA. Entre os debatedores,estavam os pesquisadores Marcos Alexandre Nalli, convidado de Londrina-PR, Solange Binotto Fagan,da UNIFRA, Oscar Endrigo Dorneles Rodrigues da UNIFRA e da UFSM, Airton Berger Filho da UCS e Marcelo Kummel da UNIFRA, como mediador.
Ao público presente foi apresentado um vídeo desenvolvido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Instituição, sobre os principais pontos do Mestrado desenvolvido na UNIFRA no campo da Nanotecnologia.
O debate discorreu sobre o que é e como se caracteriza a nanotecnologia; onde ela pode ser encontrada; as pesquisas no campo da nanotecnologia capazes de substituir músculos naturais por nanotecnológicos, as que investigam os carregadores de fármacos com seus riscos e beneficios. Na parte jurídica discutiu-se os desafios do direito Ambiental frente à Nanotecnologia;as dificuldades encontradas na legislação diante da nanotecnologia, suas devidas precauções e informações, regulação versus desenvolvimento, e todos contrapontos gerados no meio legal. Por fim, a questão da Ética, em relação às nanotecnologias desenvolvidas e para que realmente elas servem.
Aberto o debate para o público direcionar perguntas para os convidados da mesa, as questões revelaram que há um interesse e desconhecimento quanto ao tema. O público se fez presente do início ao fim da mesa, e se mostrou interessado em nanotecnologia, como a estudante de Pedagogia Morgana tonetto de 25 anos " Jà tinha acompanhado alguma coisa sobre nanotecnologia, mas não tinha conhecimentos para realmente notar o quanto ela é importante para todos nós".

Nenhum comentário: