Uma característica peculiar nos blogs é o armazenamento de dados. Ou seja, postagens antigas que ficam disponíveis ao leitor em uma linha do tempo que garante garimpar de maneira cronológica, assuntos pautados que facilitam a produção jornalística.
O uso do blog vem com dinamismo de produções e distribuições; diferencia-se em virtude da velocidade na apuração das matérias produzidas, e isso faz com que mantenha o baixo custo das matérias ou textos científicos produzidos, garantindo uma publicação imediata das matérias.
O blog é conservado com uma linguagem simples com palavras de rápido entendimento mantendo muitas vezes o bom humor - essa é uma das estratégias encontradas hoje nesses blogs, porque o conteúdo científico muitas vezes é pesado para leitura e usa nomenclaturas difíceis de serem compreendidas facilmente.
O blog Ciência Aberta http://www.cienciaaberta.net/, por exemplo, faz um convite para participar do webEncontro do grupo de trabalho do ciência aberta. Os editores disponibilizam o dia e a data, e como será organizado o encontro, e disponibilizam hiperlinks para o leitor acompanhar grupos de discussão na rede.
Os webblogs são espaços disponíveis na rede para que o aluno mantenha uma vigilância permanente no fazer jornalístico de maneira suave, trazendo-o assim para o pensar ciêntífico e, ao mesmo tempo, fazer o uso da internet da melhor forma.
Por Tiago vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário