Najara Ferrari. Foto: arquivo |
Durante mais de uma hora de coletiva, a professora respondeu a diversas questões relacionadas ao panorama do jornalismo cientifico no Brasil. Analisou como o mercado tem se adaptado às novas realidades geradas pela midiatização, os programas da televisão aberta que hoje trabalham com ciência e a relação cientista e jornalista.
O modo como os principais programas que abordam a ciência hoje no Brasil, e a forma como este conteúdo é repassado ao telespectador foi um tema bastante debatido durante a entrevista coletiva.
Para a pesquisadora, é inegável que a televisão, acima de todos os outros meios, atinge a maior parcela da população Brasileira.
Alguns programas citados pela professora, como o Bem Estar da Rede Globo de Televisão, conseguem passar um conteúdo didático e muito informativo, tendo sucesso em fazer, segundo ela, o chamado processo de popularização da linguagem científica, tão discutido e almejado pelos jornalistas científicos.
Ciência na escola
A cultura da ciência dentro dos bancos escolares e a forma como é repassada para as crianças também fez parte das perguntas feitas pelos futuros jornalistas à pesquisadora.
Para ela, a maneira como a ciência é repassada não desperta nos alunos um maior interesse em continuar a ampliar seus conhecimentos sobre a disciplina. A professora acredita que já se faz mais do que necessária a mudança no chamado padrão que os professores possuem em repassar essa matéria aos alunos.
É preciso aliar a o conteúdo teórico com uma prática que torne o assunto atraente, que desperte a curiosidade para ampliar a busca fora da escola.
A pesquisadora finalizou a entrevista, dizendo que o jornalista científico precisa hoje ficar atento aos nichos de mercado que a profissão pode oferecer. Para ela, as dificuldades de articulação no diálogo entre jornalista cientifico e cientista vão permanecer, mas a era digital que vivemos hoje, tem aberto novas possibilidades para continuar dissipando conhecimento por meio do jornalismo especializado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário