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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O poder exercido pela embalagem em consumidores infantis

Cada vez mais, a imagem manipula e influencia a ver e/ou acreditar no que está estampado nela. A embalagem de um produto atrai desperta vontades, cria tendências culturais quanto sociais, se tornando o principal agente de comunicação e marketing de um produto. A afirmação está no artigo apresentado no Intercom 2011 em Recife, “A embalagem, o Marketing e o Design: a influência sobre o consumo infantil de produtos alimentícios, de Alexandre Coelho Rodrigues Gomes, Débora Persilva Soares, Sérgio Arreguy Soares e Admir Roberto Borges, o qual teve por enfoque, o público infantil, e a influência que as embalagens de produtos alimentícios têm na escolha de compra das crianças. Abaixo uma das imagens usadas no artigo, reverenciando as cores, e a presença de personagens da cultura e do universo infantil.

O assunto do artigo engloba tanto os pais como as crianças. O fato do poder que a embalagem tem de seduzir o público infantil com desenhos animados, quadrinhos, jogos e demais imagens, e também a influência que a criança exerce para com os pais na hora da compra. O artigo aborda também o fato de o Design ser o fator decisivo na compreensão de uma linguagem visual do produto. Os conceitos de semiótica e estética também ajudam na hora do consumidor ter uma percepção favorável do que pretende comprar.

O poder da imagem é tanto, que o conteúdo do alimento, sua importância para a saúde, como seus nutrientes ficam em segundo plano, pois a imagem é mais atraente que todas essas informações que constam no verso de todo o produto. As crianças deixam-se seduzir pelo poder da propaganda que estimula os desejos e as vontades do consumidor. De acordo com autores citados no artigo, esse estímulo acaba por atuar na sensibilidade humana, fazendo com que o consumidor aja impulsivamente ao efetuar a compra.

A imagem, tanto como a propaganda tem por função, justamente chamar a atenção para o produto. Uma embalagem bem desenhada e planejada é um grande diferencial no qual as empresas não podem abrir mão. Com a diversidade de produtos, onde existem inúmeras marcas e modelos, a embalagem é que vai fazer o consumidor colocar o produto no carrinho ou não.

A presença de diversas cores e até o posicionamento das embalagens são feitas de uma forma estratégica para chamar mais atenção do consumidor. O artigo aborda o fato de a criança valorizar mais os desenhos ilustrados na embalagem, os brindes e/ou brinquedos que o produto traz.

Os autores entrevistaram pais que afirmaram que cedem às vontades dos filhos e acabam comprando produtos pela embalagem e não por seu valor nutricional.

A pesquisa concluiu que os publicitários, designers e profissionais do marketing devem estimular o consumo consciente e saudável, sem estimular o consumo desenfreado e de valor nutricional questionável.

Por Lidiana Betega


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