Será lançado amanhã, 07, na Faculdade Social, em Salvador, Bahia, o livro Mídia: fonte & palanque do pensamento culturalista de Gilberto Freyre, do jornalista e doutor em Comunicação, Edson Fernando Dalmonte.
O livro apresenta a relação entre Gilberto Freyre (1900-1987) e o universo midiático, contex-tualizando seu pensamento e identificando as correntes teóricas que influíram no processo de formação do pesquisador, especialmente a Nova História.
Em atuação nos Estados Unidos, entre 1918 e 1922, Freyre entrou em contato com um jornalismo mais ágil e, com base em tal vivência, ao regressar ao Brasil, implantou modificações na práxis jornalística recifense, adotando linguagem mais precisa e objetiva. Em duas perspectivas, aponta a mídia como elemento fundamental para a trajetória do escritor pernambucano: como fonte para pesquisas – dada a necessidade de servir-se de suportes como notícias e anúncios de jornal, fotografias etc. – e como palanque para a manifestação de ideias. Com a habilidade de quem entendia do assunto, Freyre utilizou os meios de comunicação para difundir seu pensamento, publicando ininterruptamente artigos em jornais e revistas, o que lhe garantiu destaque no quadro intelectual de sua época. Tal recurso tomou dimensões mais amplas quando, em 1934, o Diário de Pernambuco integrou-se aos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, possibilitando a difusão das formulações teóricas de Freyre em escala nacional. Defende-se ainda que Gilberto Freyre se antecipou historicamente aos pesquisadores britânicos do Centro de Birmingham, tendo sido, portanto, um dos precursores da corrente intelectual denominada Estudos Culturais.
O evento acontece às 17h e 30 minutos e o livro é editado e distribuído pela editora da UFBA.
O autor é formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Professor e pesquisador, coordena o curso de Jornalismo da Faculdade Social da Bahia e integra o Cepad – Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso, da Faculdade de Comunicação da UFBA. É membro da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, e da SBPJor – Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Também pela Edufba, publicou Pensar o discurso no webjornalismo: temporalidade, paratexto e comunidades de experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário