Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2009

As múltiplas faces do Twitter


Com a instantaneidade da internet, uma nova ferramenta fez sucesso entre os internautas. No começo as regras e a operacionalidade ainda eram mistério, mas em pouco tempo, o Twitter foi se tornando um espaço onde pessoas comuns interagem com celebridades e autoridades e onde 140 caracteres são o suficiente para expressar uma opinião. Apesar de a pergunta do cabeçalho ser “What are you doing?”, algo como, “o que você está fazendo”, muita gente comenta acontecimentos políticos, econômicos e culturais.
O bacharel em Informática e Especialista em Segurança de Redes, Guilherme Giuliani, explica como funcionam os relacionamentos no twitter. Existem os followings e os followers, os primeiros são as pessoas que o usuário segue, os segundos são os seguidores do usuário. O twitteiro recebe atualizações do que seus followings escrevem e tudo que o mesmo escrever será visto por seus followers.
Guilherme explica que não há regras entre os usuários para seguir alguém, mas que há a possibilidade de bloqueio de um seguidor. “Segue-se deliberadamente qualquer pessoa. Às vezes pode haver alguém que nao quer ser seguido, aí coloca um cadeado e seleciona os seguidores”, exemplifica.
Quanto ao sucesso de cada Twitter, Giuliani acredita que o conteúdo das frases é fundamental e que outro fator que vai determinar o número de seguidores de uma pessoa é identificação dos demais usuários com o teor das postagens.
A designer santamariense Nanthala Betancourt (imagem) chegou a ficar em primeiro lugar nos twitters mais relevantes. Ela tem 1098 seguidores e descreve seu perfil em inglês, com palavras-chave como designer, blogs, espanhol, web 2.0, entre outras. No Twitter ela disponibiliza o link de seu blog. Quem navega por ele se depara com posts sobre a nova sede do Facebook, na Califórnia, inovações por todo o mundo como jogos, e trabalhos de agências de publicidade.
O publicitário Rogério Dias tem uma produtora de eventos e acredita que o Twitter é uma grande ferramenta de divulgação. “Assim como é chamado de microblog e pode ser ótimo para expressar idéias, informar, o Twitter também é como um outdoor no que diz respeito à promoções, tanto que a lei eleitoral poderia ser modificada para evitar estas formas de divulgação dos candidatos na eleição do ano que vem”, lembra.
O departamento de Presença Digital da Bullet realizou pesquisa ainda este ano para saber qual era o perfil dos usuários brasileiros do Twitter. Usuários da própria ferramenta divulgaram a pesquisa entre 27 e 29 de abril.
Conforme a consulta 61% são homens, 65,1% são jovens e adultos entre 21 e 30 anos, 82,8% são solteiro, 46% são do Estado de São Paulo e 10% são do Rio de Janeiro. Quanto à escolaridade, 37,6% são pessoas qualificadas, estudantes de ensino superior e 31,7% são graduadas.


Camila Gonçalves

Um comentário:

Potira disse...

O programa Baú de Ideias apresentará um programa após o feriadão do dia 12 sobre o twitter. Quem fala é o professor do curso de jornalismo Iuri Lammel. Bem interessante para quem quer aprender melhor a twittar.