Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

PNRs, Maio de 68 e Charges são temas de estudo no SEPE 2008

O Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão apresenta trabalhos diversos com abordagens distintas. São inúmeros questionamentos acerca de questões de várias áreas do conhecimento. Na exposição do conjunto III da UNIFRA, estão em apresentação projetos das áreas de Artes, Letras e Comunicação.
Um exemplo da variedade de temas trabalhados está numa das pesquisas do curso de arquitetura. Intitulado “PNR – Próprios Nacionais Residencias – um paradigma em Santa Maria”, o projeto de pesquisa foi iniciado há um ano e conta com os estudos da acadêmica Juviana Rech, do 6º semestre. Ela diz que a delimitação da pesquisa fica em torno da arquitetura militar e seus padrões. Os estudos examinam o código de obras, o programa de necessidades, a implantação e a composição. Segundo Juviana, a pesquisa colabora para o aumento de saberes distintos. “ A pesquisa me motiva. O SEPE é uma oportunidade de desenvolver conhecimentos. Se a pessoa gosta de pesquisa, tem que fazer”, aconselha.


Maio de 68
No segmento de comunicação dois projetos, um de extensão e outro de pesquisa, tiveram um ponto em comum, a atenção do público visitante. Um deles chama-se “Maio de 68: E depois?”, e tem a proposta de resgatar o movimento, que aconteceu há 40. Foram desenvolvidas várias atividades dentro da proposta do projeto, como o café de 68, um brechó e ainda é mantido um blog, todos tratando das reflexões inerentes à discussão. Segundo a acadêmica de jornalismo, Flávia Alli, o projeto quer resgatar e trazer para a atualidade esses fatos históricos. “O projeto me abriu os horizontes. Ele trouxe para agora uma série de questões históricas que são muito contemporâneas. O maio de 68 realmente foi um divisor de águas”, diz.


A Charge na Mídia
O projeto de pesquisa é um recorte da monografia de conclusão de curso do acadêmico de jornalismo, Carlos Sanchotene. Sob o título “O ingresso da Charge na mídia: os primeiros traços do humor gráfico” ele faz um retrospecto histórico sobre a charge. São comentados assuntos como a introdução do humor político na televisão, a inserção da charge em outras mídias, entre outros. Sanchotene comenta sua pesquisa sobre o prisma da mudanças advindas das novas materialidades da comunicação. “O estudo da charge é caracterizado por revoluções tecnológicas que permitem com que a televisão e a internet se apropriem desse gênero”, conclui.
Os projetos de pesquisa e extensão do SEPE 2008 são convergentes em um aspecto: a riqueza de conhecimentos que transmitem , tanto para os que estudam o tema quanto para os que indagam sobre ele durante a exposição.

Nenhum comentário: