Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

NCBI: por uma busca (i)limitada

A bioinformática e as tecnologias da informação estão sendo um poderoso recurso ao meio científico. A consonância dessas duas forças tem propiciado trabalhos inovadores e de vanguarda.
Só quem faz uso de ferramentas de busca sabe como é frustrante pesquisar por algo e encontrar pouco material que dê subsídios à pesquisa pretendida. Para o acadêmico do curso de ciências da computação, Rafael Teodósio Pereira, pior do que não achar nada, é achar pouco a respeito do tema. Pereira desenvolve o projeto Uma arquitetura para consulta ao NCBI que tem como objetivo a descoberta de novas introspecções biológicas. “Muitas buscas como é o caso do NCBI limitam-se a 100 caracteres, o que em muitos casos inviabiliza a pesquisa ou a deixa pobre”, avalia o acadêmico.
O NCBI, National Center for Biotechnology Information, é um banco de dados públicos que conduz à investigação em biologia computacional, e desenvolve software para análise de dados dos genomas, além de disseminar a informação biomédica. Um fator inconveniente do NBCI é a limitação na busca. Para Pereira, uma maneira de “burlar no bom sentido” a ferramenta é o projeto – ainda em fase de experimentação – denominado Uma arquitetura para consulta ao NCBI.
A idéia é que através de um software livre se possa compilar termos médico, clínicos, biológicos que possam possibilitar o mapeamento não só de palavras, mas também de artigos na íntegra, expressões e nomenclaturas de cada área, subsidiando a busca de determinado tema.
O projeto "Uma arquitetura para consulta ao NCBI" busca através de um escore de pontuação de palavras mais importantes – ordem de relevância-, dar origem a uma série de ligações via web para ocorrência nos bancos do NCBI. “O que procuramos desenvolver é uma busca diferenciada, mais aprimorada. Que possa munir de mais material o usuário que queira pesquisar sobre áreas da saúde”, ressalta Pereira.

Um comentário:

Rafael Pereira disse...

Gostaria de agradecer a visibilidade creditada ao meu trabalho! Iniciativas como estas, que aliam o meio científico com a população valorizam a pesquisa, a Insituição Unifra e o Jornalismo.