Nanocosméticos foi o tema discutido pela doutora em farmácia Marta Palma Alves, em evento recente na Unifra e que reuniu pesquisadores e acadêmicos. Segundo ela, “num primeiro momento pode-se pensar que cosméticos é uma coisa superficial e que não tem muita importância, mas um estudo feito mostrou que cada brasileiro consome em média nove cosméticos por dia”.
Mas o que é cosmético? Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o cosmético é constituído de substâncias naturais ou sintéticas para uso externo em diversas partes do corpo. Ele tem o objetivo de limpar, perfumar, alterar a aparência, corrigir odores ou proteger a pele. Os cosméticos mais antigos não tinham uma absorção sistêmica, ou seja, devido às suas estruturas constituídas de grandes partículas, o cosmético ficava localizado apenas na camada mais superficial da pele.
Mas o que é cosmético? Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o cosmético é constituído de substâncias naturais ou sintéticas para uso externo em diversas partes do corpo. Ele tem o objetivo de limpar, perfumar, alterar a aparência, corrigir odores ou proteger a pele. Os cosméticos mais antigos não tinham uma absorção sistêmica, ou seja, devido às suas estruturas constituídas de grandes partículas, o cosmético ficava localizado apenas na camada mais superficial da pele.
A nanotecnologia trabalha com partículas mínimas, exemplo disso é a comparação do diâmetro de uma nanopartícula de carbono (1,5 nanômetros), que é aproximadamente 100 bilhões de vezes menores que o diâmetro de um cd. Essa nanotecnologia aplicada em cosméticos consiste em adicionar princípios ativos em partículas muito pequenas, que podem penetrar nas camadas mais profundas da pele, atuando em produtos conta o envelhecimento, despigmentantes (cremes clareadores), antiperspirantes (desodorantes), hidratantes e filtros solares, diz a farmacêutica.
Ressalta também que a cosmetologia, que tem características de cosmético mas é considerado um medicamento, juntou-se à dermatologia. Em 2007, o mercado mundial de nanocosméticos foi avaliado em 72 milhões, com previsão de dobrar até 2012, com faturamento de 13,8 bilhões. O Brasil tendo 20% da biodiversidade do planeta encontra-se em terceiro lugar no consumo de nanocosméticos, contendo na região sudeste em torno de 1.043 empresas de cosméticos, e na região sul 326 empresas. Esse mercado cresce cerca de 10% ao ano no Brasil.
De tanto a indústria dividir essas partículas das estruturas dos cosméticos, para que ela penetre cada vez mais na pele, tem-se uma polêmica: será que de tão pequenas, essas partículas não passariam direto pelas camadas da pele e acabariam se armazenando no organismo?
Ressalta também que a cosmetologia, que tem características de cosmético mas é considerado um medicamento, juntou-se à dermatologia. Em 2007, o mercado mundial de nanocosméticos foi avaliado em 72 milhões, com previsão de dobrar até 2012, com faturamento de 13,8 bilhões. O Brasil tendo 20% da biodiversidade do planeta encontra-se em terceiro lugar no consumo de nanocosméticos, contendo na região sudeste em torno de 1.043 empresas de cosméticos, e na região sul 326 empresas. Esse mercado cresce cerca de 10% ao ano no Brasil.
De tanto a indústria dividir essas partículas das estruturas dos cosméticos, para que ela penetre cada vez mais na pele, tem-se uma polêmica: será que de tão pequenas, essas partículas não passariam direto pelas camadas da pele e acabariam se armazenando no organismo?
“A ciência anda num compasso diferente do comercial. Enquanto a indústria chega com inúmeros lançamentos, a academia está preocupada com a toxicidade do produto. Devido às empresas estarem preocupadas com um maior número de produtos a serem vendidos, acabam por não dar tanta importância a essa toxicidade”, responde Marta.
Aos usuários um aviso: ao consumir um cosmético é necessário observar se ele possui o registro na ANVISA, que faz inúmeros testes para regulamentar e aprovar a distribuição dos produtos no mercado.
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