Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de novembro de 2008

E o lixo eletrônico para onde vai?

No mundo da tecnologia, o termo “lixo eletrônico” é designado em dois casos bastante diferentes. O primeiro se aplica a resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos. O segundo tem algo a ver com aqueles e-mails indesejados, os chamados spans, que por muitas vezes deletamos sem ler, e nem Deus sabe o destino daquilo. Talvez fique perdido no espaço. É uma possibilidade.
Sabemos que na chamada “era digital”, o tempo útil, ou melhor, de vida de aparelhos eletrônicos como tv, celulares, computadores, entre outros dispositivos tecnológicos é muito baixo, em menos de horas eles já se tornam obsoletos. E como a oferta é grande, muitas vezes sai mais barato comprar algo novo do que mandar concertar o estragado. E o destino deste lixo? Para onde ele deve ir?
Todos estes tipos de resíduos, que por muitas vezes são descartados no lixão central, acabam por constituírem-se em um um sério risco para o meio ambiente, pois sua composição é formada por metais pesados, que são altamente tóxicos como mercúrio e chumbo. Materiais como estes, se postos em contato com o solo, podem causar a contaminação do lençol freático, e se por ventura forem queimados, como acontece na maioria dos casos, eles poluem de maneira agressiva o ar que todos nós respiramos, podendo ser os princípais causadores de doenças graves em pessoas que atuam em contato direto com isso, como os catadores, que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões.
Algumas empresas em Santa Maria oferecem o serviço de coleta gratuita destes resíduos e dão o destino certo para estes materiais. Para maiores informações, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Proteção Ambiental, pelo fone (55) 3222-6464.

Nenhum comentário: