Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Hidroponia cresce em Santa Maria

Hidroponia é uma técnica de produção de plantas fora do solo, e consiste no uso de solução nutritiva nas raízes dos vegetais, sendo as plantas mantidas em ambientes protegidos (casas de vegetação). Esta técnica foi iniciada na região de Santa Maria no ano de 1995.
Na Universidade Federal de Santa Maria esta área começou a ser desenvolvida e divulgada em 1997, pelo professor Osmar Souza dos Santos, um agrônomo, doutor em Fitotecnia, atualmente colaborador do Colégio Politécnico e pesquisador do CNPq.
Quando trabalhou no departamento de Fitotecnia da UFSM, onde deu início à hidroponia, fez projetos em parceria com a Cooprol para o desenvolvimento de pesquisas com forrageiras hidropônicas. “De lá para cá nossos projetos têm sido encaminhados para orgãos oficiais como CNPq, mas sempre damos apoio aos produtores,” relata o professor.
O consumo diário de verduras é fundamental para a saúde humana e independe de como foi produzida (solo ou hidropônica), embora no cultivo hidropônico praticamente não se utilize defensivos que podem deixar resíduos nas plantas. O ambiente é parcialmente controlado e a ausência de solo diminui a probabilidade de ataque de doenças e pragas. No entanto, esta técnica ainda não esta à disposição de todos, pois o mercado ainda não possui suporte para atender a demanda local do mercado hidropônico, que cresce a cada dia.
Na UFSM são ministrados cursos com a supervisão do professor Osmar Souza dos Santos, com o objetivo dar formação teórica e prática sobre manejo de casas de vegetação, uso de substratos, qualidade de sementes, produção de mudas, princípios da nutrição de plantas, elaboração e manejo de soluções nutritivas, controle de doenças e de pragas, cultivo hidropônico de alface, agrião, tomate, nastúrcio, forrageiras, brotos vegetais e comercialização de produtos hidropônicos. Interessados devem entrar em contato pelo telefone 55 3220 9417, ou pelo e-mail: osmarsouzasantos@gmail.com.

Nenhum comentário: