Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de março de 2015

O que passa na sua mente? É o que estuda o blog Cognando


Desde a chegada da internet, a difusão da ciência vem sofrendo mudanças significativas nos meios de divulgação do jornalismo científico. Uma característica desse novo cenário é a comunicação modelo todos- todos (LÉVY, 1999), onde qualquer pessoa pode produzir e publicar conteúdos na rede. Sendo assim, os jornalistas não possuem mais a exclusividade de levar informações de ciência ao público. As noticias, agora também  são publicadas por profissionais de diversas áreas, que divulgam e difundem informações sobre âmbito da ciência e suas descobertas e, entre eles, estão os próprios cientistas e pesquisadores. Incorporados nesta perspectiva de propagação, os blogs que são gratuitos e   possuem ferramentas simples tem sido muito usados tanto por jornalistas quanto por cientistas, dentro desse novo modelo de divulgação da ciência. 
Nesse contexto  o blog Cognando, explica, através de uma linguagem simples e de fácil entendimento, o resultado de pesquisas e estudos feito pelo pesquisador André L. Souza  que atua na área de Psicologia Cognitiva desde 2005.
Mas o que é a Psicologia Cognitiva ? É uma área de conhecimento que busca estudar as pessoas, e como elas são capazes de: perceber,lembrar e pensar sobre determinadas situações que passamos durante a vida. Essa área busca entender como funciona os processos mentais da mente humana.
 O blog Cognando, é  um dos primeiros blogs sobre Psicologia Cognitiva em língua portuguesa e, segundo o seu autor, a página  surgiu da ideia de trazer para o dia-a-dia das pessoas os principais resultados de pesquisas em Ciências Cognitivas. André é doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade do Texas, em Austin, e atualmente é professor e pesquisador no Departamento de Psicologia da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos.
No blog, o autor traz questões práticas do dia a dia,  e explica como a mente humana funciona com exemplos reais e de fácil compreensão.



Nenhum comentário: