Escrever sobre astronomia, biologia, física quântica e outros campos científicos utilizando elementos do cotidiano que vão de um simples passeio na rua ao filme dos Vingadores, essa é a proposta do Crônicas das Moscas, blog que registrou sua postagem de estreia no mês de março de 2009.
Ainda que não tenha postagens diárias, o Crônica das Moscas a cada mês apresenta um significativo número de publicações.
As duas mentes por trás dos textos são dois cientistas que atuam na área da biologia: Felipe Benites e Natália Dörr. Ambos redigem, em meio a palavras herméticas como "evolução simbiótica, metazoários e regulação gênica", textos de fácil compreensão, com um leve toque pessoal, que aliam a ciência com aspectos da vida diária. Um exemplo disso é um breve texto sobre simbiose e micróbios, em que o autor Felipe Benites teceu, com leve tom humorístico, a interação entre seres microscópicos. Confiram esse trecho:
"Um protista nomeado Hatena Arenicola fica cuidando dos seus próprios negócios, indo com a maré e fazendo sua refeições de outros menores..."
Também é pertinente salientar que a maioria dos textos possuem fonte de onde foram originadas as matérias, bem como links que conduzem o leitor para outros sítios de mesmo assunto.
Os textos apresentados são ricos em imagens que podem ser de cunho científico (infográficos, fotos de galáxias, moléculas) bem como vilões de histórias em quadrinhos.
No âmbito da discussão do jornalismo científico, o blog possui uma interessante maneira de divulgar e abordar a ciência para o público que não é afeito a resolver complexas equações newtonianas ou estudar a fundo a estrutura do corpo humano.
Ainda que não tenha um bom número de comentários em todas as postagens (fenômeno que acomete a maioria dos blogs atuais), é interessante aferir o quanto os textos se utilizam de uma linguagem simples, mas com o mérito de não ser simplória. Ou seja, o blog explana conceitos científicos para o público, mas sem torná-la um assunto banal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário