Que tal ter outro método para aprender matemática? É o que o acadêmico da Unifra Alisson Hofart propôs hoje pela manhã no XVSEPE ao apresentar a pesquisa sobre o jogo como recurso didático na disciplina de matemática. A alternativa serve para que os alunos de ensino médio aprendam mais, e de forma diferente, a tão temida matemática. “É muito atrativo para os jovens, eles nem percebem que estão estudando matemática. No jogo é preciso resolver equações para encontrar as respostas e ser o ganhador”, relata Alisson.
O grupo de pesquisa trabalha no turno inverso da escola, e a 8ª série foi escolhida em função do conteúdo ser um pouco mais difícil, e onde os estudantes estavam com certa dificuldade. “O objetivo é fazer a fixação deste conteúdo de forma diferente, sair da rotina da sala de aula”, destaca o acadêmico.
Já na hora em que os jogos são aplicados, os acadêmicos notaram resultados em relação aos estudantes. Os que tinham um pouco de dificuldade, estavam aptos para resolver as equações e seguir o jogo.
A utilização de jogos na aprendizagem das crianças é uma maneira eficaz,e isso foi o que os acadêmicos descobriram com a pesquisa. “É uma outra maneira dos alunos se interessarem mais sobre a matéria e fixar o conteúdo”, conta.
A 15ª edição do SEPE termina hoje, e é uma das oportunidades que a Unifra dispõe aos acadêmicos de diferentes cursos da instituição, mostrarem mais sobre as pesquisa desenvolvidas. “O SEPE ajuda na nossa formação acadêmica e pode abrir portas para o mercado de trabalho”, finaliza Alisson.
Por Thays Ceretta
Nenhum comentário:
Postar um comentário