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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Transformando a diferença em uma forma de intervenção


Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, acontece o XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) do Centro Universitário Franciscano (Unifra). Os acadêmicos têm a oportunidade de expor e apresentar para os visitantes, resumos expandidos e trabalhos, tendo os resultados obtidos por meio de trabalhos de iniciação científica, extensão e graduação.
Alunos do curso de Psicologia da Unifra, por meio de um pôster, relataram a experiência do estágio específico, integrante do currículo do curso. Com o objetivo de realizar atividades da área psicológica em uma escola para pessoas com necessidades especiais em Santa Maria, os estudantes formaram grupos operativos terapêuticos com cerca de 20 meninas, divididas em dois grupos, estes com duração de aproximadamente uma hora tendo a presença de coordenador e co-coordenador.
Dinâmicas de grupo, desenhos livres, cartazes, diálogos, danças e jogos, foram as intervenções realizadas pelos acadêmicos para interagir com os alunos da escola. Tamires Machado, um dos integrantes do grupo de acadêmicos, comenta a importância de proporcionarem uma maior capacidade de socialização. “A participação em grupos propicia, através do vínculo e da coesão grupal, a troca de experiências entre as participantes”.
As participantes do grupo são deficientes físicos e/ou mentais, mas mesmo assim foi possível perceber, nos encontros que aconteceram, que as necessidades de cada uma, aproximam-se das necessidades de outros cidadãos que não possuam este tipo de particularidade, conforme relatou a acadêmica Juliano Scott.
Com os resultados obtidos, os acadêmicos esperam que as participantes consigam desenvolver ainda mais autonomia. Busca-se também que consigam aumentar a capacidade de falar para outras pessoas sobre suas dificuldades e problemas, assim como ampliar ainda mais a capacidade de acolhimento mútuo durante as conversas e intervenções.

Verônica Barbosa

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