Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mídia digital é discutida no Sepe 2010

Novos “contratos” e as transformações dos discursos jornalísticos, este foi o relato de projeto que abriu os trabalhos de pesquisa e extensão da mesa de jornalismo, desta quinta-feira, dia 11, no Sepe 2010. A relatora do projeto é a acadêmica Júlia Mello Schnorr, 24 anos, 5º semestre. O projeto conta com a orientação do professor Antônio Fausto Neto. Os dois trabalham juntos desde abril, deste ano, quando Júlia ingressou no trabalho.
A pesquisa é a continuação de um estudo que existe desde 2009 e passou por uma reconfiguração. No ano passado buscava-se entender a midiatização no jornalismo impresso e digital. Agora, o foco está na mídia digital, mais especificamente em dois blogs do Diário de Santa Maria: “Bastidores do Diário” e “Meu filho”. É realizada uma análise das transformações, a partir da criação desses blogs, dos contratos de leitura do veículo de comunicação com os leitores.
Segundo Júlia, no jornalismo, sua futura profissão, é importante trabalhar em projetos, pois todos que querem atuar como jornalistas precisam pesquisar. A acadêmica, que já é formada em história pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, diz que as pessoas que pensam no futuro da profissão precisam pesquisar para enriquecer o seu conhecimento. “O aluno deve buscar informações além da vida acadêmica, só assim o profissional poderá mudar ou contribuir para a realidade que está inserido”, completa.
A metodologia que esta sendo utilizada é a observação, a pesquisa qualitativa e empírica. Os objetivos do projeto é estudar os contratos de leitura dos blogs, de que forma os leitores de tornam participantes, o receptor como co-produtor, a ambiência, o que mudou no cotidiano da redação com a criação da extensão online, qual é o espaço reservado para o leitor no impresso e no online, quem finaliza o sentido das informações nos blogs. Os próximos passos serão estudar como estão os estudos sobre midiatização na atualidade, a ambiência desses “novos” locais que a informação está presente e as leituras estratégicas dos mesmos. O projeto será executado até abril de 2011.


Alessandra Tonatto Noal

Nenhum comentário: