Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Twitter, o novo espaço social

     As redes sociais já existem há algum tempo. Seu aparecimento deu-se em decorrência do avanço tecnológico, possibilitando a troca de informações por meios digitais online. Com o amadurecimento tecnológico dos meios de comunicação surgiram o Orkut, o Facebook, o Twitter e outras redes sociais semelhantes. Novos espaços virtuais começaram a ampliar a capacidade de interação entre pessoas geograficamente distantes. Isso gerou, de certa forma, um avanço social. Além de estabelecer relações de reciprocidade entre as pessoas, surgiu também a possibilidade de interação entre aqueles que utilizam esse terreno midiático como forma de trabalho.
A possibilidade de combinar trabalho e entretenimento agrada a todos. Além de proporcionar interatividade, esses meios são grandes facilitadores da publicação online, o que facilita para que sejam atendidas as necessidades de muitos grupos, sejam eles sociais ou comerciais.
     Tais plataformas de comunicação estão, de um certo modo, substituindo as antigas como o telefone e a televisão, uma vez que a relação das pessoas com as tecnologias antes existentes se altera com o passar do tempo.
Cada sistema de comunicação possui mecanismos diferentes. Esses agregadores de perfis fazem das pessoas ora expectadoras, ora formadoras de opinião. Temos como exemplo o Twitter, que enquanto rede social permite aos seus usuários enviar e receber informações de seus contatos. Com um texto de até 140 caracteres, suas atualizações são exibidas em tempo real. O serviço é oferecido gratuitamente pela internet. A quem preferir, é possível até mesmo utilizar o serviço via SMS. Nesse caso, haverá uma cobrança feita por meio da operadora telefônica usada.   
     Criado em 2006, o Twitter ficou popular em todo o mundo.Embora não se conheça o número exato de usuários do Twitter, sabe-se que o índice é consideravelmente alto. No Brasil, 61% dos usuários do serviço são homens, solteiros, idade entre 21 e 30 anos, normalmente possuem ensino superior e a renda mensal entre R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00. A maior parte deles reside nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, segundo dados de uma pesquisa realizada pela agência Bullet. A pesquisa mostrou ainda que esse público utiliza cerca de 50 horas por semana na internet. Aproximadamente 60% deles são formadores de opinião.
     O Twitter é também uma das ferramentas online mais utilizadas por celebridades. Isso faz aumentar a procura de pessoas anônimas pelo serviço.
Uma das características que mais agrada os Twitteiros, é a possibilidade de detalhar o que se pensa, vê ou faz no exato momento em que se passa. Alguns usuários são capazes até de se tornar repórteres durante um evento midiático, o que pode ser considerada hoje a maneira mais fácil e rápida de transmitir a notícia. O texto pode ser escrito de qualquer lugar por meio de um aparelho móvel e postado no mesmo instante.
   O Twitter também vem sendo utilizado por empresas como forma de divulgar suas marcas, através de constantes atualizações. A ferramenta facilita a ligação entre o serviço e o consumidor, com reclamações, trocas de opiniões e sugestões.
   Depois de levar um bom tempo para ser reconhecido por usuários da rede, ele ganha um espaço virtual cada vez maior, até mesmo além do esperado. O futuro? Ninguém sabe!

Raquel Acosta
 

Nenhum comentário: