No XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIFRA, a mestranda do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Vanise da Rosa Frasson apresentou o painel com seu trabalho sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recurso didático e pedagógico no ensino da geografia.
O estudo utilizou como principal ferramenta o programa Google Earth por ser gratuito e ter imagens de satélite de alta resolução. Os alunos foram estimulados a comparar imagens de áreas retiradas do Google Maps que mostra uma representação gráfica da realidade. O uso requer um pouco de conhecimento gráfico para a sua análise, com imagens em alta resolução do Google Earth, que mostra a verdadeira reprodução da realidade, o que induziu os alunos a associar cognitivamente as feições com base no que presenciam no seu cotidiano.
Durante as atividades foram utilizadas imagens em alta resolução de um mesmo lugar em diferentes escalas, o que permitiu aos alunos além de aumentar e diminuir o tamanho das mesmas, observar e estabelecer mais detalhes do que as áreas retiradas dos mapas. Com isso foi constatado que as imagens em alta resolução estão intimamente ligadas à associação cognitiva dos alunos por ser facilmente identificadas e não exigir um maior conhecimento cartográfico. E apesar do processo de análise de mapas ser essencial para a compreensão do espaço e suas relações, ele pode ser facilitado com o uso das novas tecnologias disponíveis.
O estudo utilizou como principal ferramenta o programa Google Earth por ser gratuito e ter imagens de satélite de alta resolução. Os alunos foram estimulados a comparar imagens de áreas retiradas do Google Maps que mostra uma representação gráfica da realidade. O uso requer um pouco de conhecimento gráfico para a sua análise, com imagens em alta resolução do Google Earth, que mostra a verdadeira reprodução da realidade, o que induziu os alunos a associar cognitivamente as feições com base no que presenciam no seu cotidiano.
Durante as atividades foram utilizadas imagens em alta resolução de um mesmo lugar em diferentes escalas, o que permitiu aos alunos além de aumentar e diminuir o tamanho das mesmas, observar e estabelecer mais detalhes do que as áreas retiradas dos mapas. Com isso foi constatado que as imagens em alta resolução estão intimamente ligadas à associação cognitiva dos alunos por ser facilmente identificadas e não exigir um maior conhecimento cartográfico. E apesar do processo de análise de mapas ser essencial para a compreensão do espaço e suas relações, ele pode ser facilitado com o uso das novas tecnologias disponíveis.
Evandro Sturm
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