Existe vida fora da terra? Esta é uma pergunta que persegue cientistas e estudiosos. No espaço há 353 planetas extrassolares. Este é o resultado de estudos dos astronômos do mundo todo e , do Brasil, nos últimos 17 anos. Uma das condições para que um planeta tenha vida é que nele exista água. Pensar que os humanos não fossem os únicos no universo a ter vida fez com que a ciência abrisse outra fonte de pesquisa.
O planeta extrassolar ou exoplaneta é uma massa planetária com limite superior a 13 vezes o limite de Júpiter, que não tenha luz própria e que orbite uma outra estrela que não seja o sol. A busca por exoplanetas iniciou com a fotografia na astronomia, no final do século 19.
Thiago Matheus e Eduardo Janot Pacheco do Departamento de Astronomia, Gesofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo afirmam em sua pesquisa que nos últimos cinco anos aconteceram mudanças no sistema solar. Plutão não faz mais parte do sistema solar e novos planetas e configurações planetárias vão surgindo. Os geólogos afirmam que provavelmente as estrelas tenham mais de um planeta em torno de si.
A mais nova descoberta, o exoplaneta HD80606 b, está localizado perto de uma estrela muito parecida com o sol. Ele tem uma órbita incomum, se aproxima e afasta da estrela chegando a variar a temperatura em -270ºC a 930ºC.
A cada surgimento de um novo planeta novas respostas sobre o universo e, possíveis explicações de como se formou o sistema solar.
Imagem: ESA, NASA, M. Kornmesser (ESA/Hubble), and STScI
Marta Kochann
Nenhum comentário:
Postar um comentário